Total de visualizações de página

domingo, 29 de setembro de 2013

Fotos da festa de Cosme e Damião

Amalá dos Ibejes


Bolo para Festa de Cosme Damião

Eu quero bolo, eu quero bala......



Lembrancinhas da Festa


Marcelinho na Festa de Cosme



sábado, 28 de setembro de 2013

ORAÇÃO A SÃO COSME, SÃO DAMIÃO E DOUM





 Oh! Gloriosos mensageiros de Cristo, São Cosme e São Damião. Santos que no passado derem suas vidas pelo amor de Deus, beneficiando desta forma seu grande companheiro, que fez de seu martírio a sua coroação, com a profissão aberta e leal de sua fé. 

 
 


Vocês nos ensinam a amar a Deus sobre todas as coisas, e amar nosso próximo como a nós mesmos, professando sempre e sem medo, a Lei de Oxalá. Aprimorando sempre os trabalhos e os milagres para uma população de muitos e muito devotos. Com sua irradiação azul e rosa que se mesclam em uma chama violeta, na chama da vida. ...


Oh! Bem-aventurados e gloriosos. Através de sua intercessão, que traz a nós esses milagres, essa luz que recai sobre nós vinda do alto, como pétalas de flor trazidas pela brisa da primavera. Nós Vos pedimos por sua ajuda em todas as coisas, todos os dias. Pedimos por sua proteção, que sempre esteja perto de nós, afastando a doença do nosso corpo e de nossa alma. Me protejam sempre, e a minha família, e as pessoas as quais queremos e nos querem o bem, seus humildes devotos. Afastai de nós também, Oh! Gloriosos, todos aqueles que nos desejam o mal ou possam nos atraiçoar.

Que através da vibração celestial, oriunda da vibratória de São Cosme, Damião e Doum, eu possa receber e difundir a alegria, a paz, semear e espalhar a Luz para meu sustento espiritual e de meus irmão e irmãs de jornada. A caridade sempre é caminho para se receber o bem de volta. Nos ajudem São Cosme, São Damião e Doum, a recebermos de volta, ainda nessa vida, ao menos parte dessas nossa boas ações, reconfortando-nos e dessa forma aliviando nosso sofrimento. Que essas energias positivas , que emanam de Deus, possam fortalecer nosso campo de força contra influências negativas e maléficas.

Oh! Grandes protetores, Santos Cosme e Damião e Doum, ajudem-nos com seu amor e nos libertem de todos os males. Com vosso poder e. dos espíritos iluminados das crianças que trabalham no Plano Astral, com o Espírito Santo; a Luz de Oxalá se derrame eternamente sobre nós, servido-nos também de norte, para que andemos sempre no caminho escolhido por Deus.

Que assim seja!



Contribuição: Paloma M. (filha da casa)
 ______________________________________________________________

Oh ! Glorious messengers of Christ , Saints Cosmas and Damian. Saints in the past give their lives for the love of God , thus benefiting his great partner , who made his martyrdom his coronation , with open and fair profession of their faith .
 
You teach us to love God above all things and to love our neighbor as ourselves, professing always , without fear, Act Hopefully . Enhancing always works and miracles for a population of many and very devout . With its radiating blue and pink that blend in a violet flame , the flame of life .
...


Oh ! Blessed and glorious . Through her ​​intercession , that brings us these miracles , that light that falls on us from on high , like flower petals brought by the spring breeze . We ask for your help in all things , every day. We ask for your protection , it is always close to us , pushing the disease of our body and our soul . Always protect me and my family, and the people whom we want and we want good, your humble devotees . Depart from us too, Oh !
Glorious , all those who wish us ill or may betray us .
That through the celestial vibe , arising from the vibration of Saints Cosmas , Damian and Doum , I can receive and spread the joy, peace , sow and spread the Light for my spiritual sustenance and my brother and sisters journey. The charity is always the way to get right back . Help us St. Cosme , St. Damian and Doum , receive it back , even in this life , at least of these our good deeds , comforting us and thus relieving our suffering .
These positive energies that emanate from God , can strengthen our force field against negative influences and evil .
Oh ! Great protectors , Saints Cosmas and Damian and Doum support us with your love and release us from all evils . With your power and .
the enlightened spirits of children who work on the Astral Plane , with the Holy Spirit, the Light of May it ever pour on us, served us well in the north , so that we may walk always in the way chosen by God .
So be it !
Contribution : Paloma M. ( daughter of the house )

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Cosme Damião


Para os católicos Cosme e Damião eram irmãos gêmeos, médicos e viveram na Ásia Menor. Eles ficaram conhecidos porque curavam pessoas e animais sem cobrar dinheiro. Morreram por volta do ano 300 d.C. degolados, vítimas de uma perseguição do imperador romano Deocleciano. Na religião católica, o dia 26 de setembro lembra os jovens que pregavam os ensinamentos de Jesus Cristo. Eles são considerados os padroeiros dos farmacêuticos, médicos e das faculdades de medicina.

Saquinhos de doces recheados de balas fazem a alegria de crianças em todo o país no dia 26 de setembro. Trata-se do dia de Cosme e Damião, em que a brincadeira preferida dos pequenos é sair às ruas em busca das guloseimas. A tradição remete a origens religiosas e, dependendo da crença, ganha um novo significado.

Segundo o catolicismo, Cosme e Damião são santos e mártires do Império Romano no século IV. Em 26 de setembro, lembra-se o martírio dos irmãos na Síria, em perseguição, quando teriam sido decaptados.

Já para a Nação os Ibejis são divindades africanas que representam as crianças. Também eram irmãos gêmeos que, em troca de brinquedos e doces, resolviam os problemas levados a eles. “Resolviam problemas, garantiam colheitas, mas casos as promessas não fossem cumpridas, faziam travessuras e podiam até mesmo reverter o que havia sido pedido”! lembrando que feitiços realizados são bem complicados de desmanchar! Se é que isso será possível!

Segundo a lenda, um dos irmãos morreu afogado e o outro, extremamente triste, pediu ao “Deus supremo”, que o levasse. “Conta a tradição que foi deixada na terra uma imagem em que a figura dos dois apareciam juntas e jamais poderiam ser separadas. A partir de então, as promessas passaram a ser feitas para a imagem, também em troca de doces e brinquedos”!

“Os Ibejis são celebrados com cultos próprios durante todo o ano, já que estão ligados a ideia de “criação", são cultuados em todos os rituais”.  “Devido a convivência com a cultura cristã, também fazemos festa em setembro!

Já na Umbanda, celebra-se Cosme e Damião e não os Ibejis, na mesma data. “Quando os escravos foram trazidos da África para o Brasil acabaram criando a Umbanda e, para poderem realizar seus cultos, associaram seus deuses aos do catolicismo. Mas o princípio é o mesmo”! Em nossa terreira sempre que temos Aré os Ibejes são homenageados! Já na Umbanda utilizamos setembro para homenagear estas entidades!

  


 


O dia de Cosme e Damião é 27 de setembro. Nessas crenças, eles são conhecidos como os orixás Ibejis. São filhos gêmeos de Xangô e Iansã.

São Cosme e Damião também são considerados protetores dos gêmeos e das crianças. Por isso, as pessoas criaram o costume de distribuir os doces para homenagear os santos ou cumprir promessas feitas a eles.

domingo, 22 de setembro de 2013

Dica de saúde de setembro


Queimaduras

Se você for vitima de queimadura apenas resfrie o local afetado com água corrente e procure uma emergência. Nunca coloque pasta de dente, ovo, oleo de cozinha ou outras receitas caseiras. Se surgirem bolhas estas não devem ser rompidas.

Enfermeira Dafni




O que NÃO se deve fazer

Passar pasta de dente, pomadas, ovo, manteiga, óleo de cozinha... apenas água fria é permitido. Gelo também não pode.

Furar as bolhas.

Retirar a pele morta

Arrancar a roupa grudada na área queimada

Apertar o ferimento
 
Como socorrer vítimas de queimadura de primeiro grau
1. Use água, muita água. É preciso resfriar o local. Faça isso com água corrente, um recipiente com água fria ou compressas úmidas. Não use gelo.
2. Depois de cinco minutos, quando a vítima estiver sentindo menos dor, seque o local, sem esfregar.
3. Com o cuidado de não apertar o local, faça um curativo com uma compressa limpa.
4. Em casos de queimadura de primeiro grau - e apenas nesse caso - é permitido e recomendável beber bastante água e tomar um remédio que combata a dor.
Segundo grau
Já não é superficial: epiderme e derme são atingidas. O local fica vermelho, inchado e com bolhas. Há liberação de líquidos e a dor é intensa. Se for um ferimento pequeno, é considerada queimadura leve. Nos outros casos, já é de gravidade moderada. É grave quando a queimadura de segundo grau atinge rosto, pescoço, tórax, mãos, pés, virilha e articulações, ou uma área muito extensa do corpo.
Como socorrer vítimas de queimadura de segundo grau
1. Use água, muita água. É preciso resfriar o local. Faça isso com água corrente, um recipiente com água fria ou compressas úmidas. Não use gelo.
2. Depois de cinco minutos, quando a vítima estiver sentindo menos dor, seque o local, sem esfregar.
3. Com o cuidado de não apertar o local, faça um curativo com uma compressa limpa.
Terceiro grau
Qualquer caso de queimaduras de terceiro grau é grave: elas atingem todas as camadas da pele, podendo chegar aos músculos e ossos. Como os nervos são destruídos, não há dor - mas a vítima pode reclamar de dor devido a outras queimaduras, de primeiro e segundo grau, que tiver. A aparência deste tipo de ferimento é escura (carbonizada) ou esbranquiçada.
Como socorrer vítimas de queimadura de terceiro grau
1. Retire acessórios e roupas, porque a área afetada vai inchar. Atenção: se a roupa estiver colada à área queimada, não mexa!
2. É preciso resfriar o local. Faça isso com compressas úmidas. Não use gelo.
3. Nas queimaduras de terceiro grau pequenas (menos de cinco centímetro de diâmetro) - só nas pequenas! - você pode usar água corrente ou um recipiente com água fria. Cuidado com o jato de água - ele não deve causar dor nem arrebentar as bolhas.
4. Atenção: a pessoa com queimadura de terceiro grau pode não reclamar de dor e, por isso, se machucar ainda mais - como dizer que o jato de água não está doendo, por exemplo.
5. Se a queimadura tiver atingido grande parte do corpo, tenha o cuidado de manter a vítima aquecida.
6. Com o cuidado de não apertar o local, faça um curativo com uma compressa limpa. Em feridas em mãos e pés, evite fazer o curativo você mesmo, porque os dedos podem grudar um nos outros. Espere a chegada ao hospital.
7. Não ofereça medicamentos, alimentos ou água, pois a vítima pode precisar tomar anestesia e, para isso, estar em jejum.
8. Não perca tempo em levar a vítima para o hospital. Ela pode estar tendo dificuldades para respirar.
 

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Um meio ou uma desculpa!

 

"Não conheço ninguém que conseguiu realizar seu sonho, sem sacrificar feriados e domingos pelo menos uma centena de vezes.
Da mesma forma, se você quiser construir uma relação amiga com seus filhos, terá que se dedicar a isso, superar o cansaço, arrumar tempo para ficar com eles, deixar de lado o orgulho e o comodismo.
Se quiser um casamento gratificante, terá que investir tempo, energia e sentimentos nesse objetivo.
O sucesso é construído à noite!
Durante o dia você faz o que todos fazem.
Mas, para obter um resultado diferente da maioria, você tem que ser especial.
Se fizer igual a todo mundo, obterá os mesmos resultados.
Não se compare à maioria, pois, infelizmente ela não é modelo de sucesso.

 
Se você quiser atingir uma meta especial, terá que estudar no horário em que os outros estão tomando chope com batatas fritas.
Terá de planejar, enquanto os outros permanecem à frente da televisão.
Terá de trabalhar enquanto os outros tomam sol à beira da piscina.
A realização de um sonho depende de dedicação, há muita gente que espera que o sonho se realize por mágica, mas toda mágica é ilusão, e a ilusão não tira ninguém de onde está, em verdade a ilusão é combustível dos perdedores pois...
Quem quer fazer alguma coisa, encontra um MEIO.
Quem não quer fazer nada, encontra uma DESCULPA."



 
Na religião não é a mesma coisa???
Quantos médiuns e cavalos só dão desculpas! Mas podem ter certeza, um dia irão precisar dos orixás, das entidades e o que eles farão? espero que não te deem desculpas para não te atender!
façamos a nossa parte para estarmos sempre em dia com nossas obrigações e responsabilidades!
Um dia todos nós iremos precisar..... a única dúvida que fica é qual dia será esse!!!

Babalorixá Tito de Xangô.

fotos da festa de Xangô

 
A festa de nosso Pai Xangô foi realizada neste sábado, as 20hs! Tudo estava lindo e cheio de energia!

Altar da Nação - festa do Pai Xangô

Altar com as oferendas!

São Miguel Arcanjo

Altar onde foi realizado o batismo da Bibiana!

As velase a arruda usadas nos rituais de nossa casa!



Agradeço a todos que ajudaram na festa, que estiveram presentes, que trouxeram suas frentes e demonstraram sua fé!
Um sonho que se sonha só é só um sonho!
Um sonho que se sonha junto, se torna realidade!
 
Babalorixá Tito de Xangô 

Orixá Iansã



Também chamada Oiá, é a dona dos ventos e raios. Além disto, e Senhora dos Eguns (espíritos dos mortos), os quais controla com um rabo de cavalo chamado Erere - um dos seus símbolos.

Em nossa casa movimenta as questões do lar, do amor, e é a responsável pela rapidez dos eventos, quando solicitamos algo para os orixás!

Guerreira, a mais agitada das Orixás femininas, foi esposa de Ogum e, posteriormente, a mais importante esposa de Xangô.



É irrequieta, autoritária, mas sensual, de temperamento muito forte, dominador e impetuoso. É dona dos movimentos (movimenta todos os Orixás), em algumas casas é também dona do teto da casa, do Ilê.

Quando alguém precisa de ajuda em relação a residência (casa) ela é essencial para estes trabalhos!

Suas cores são vermelho, na parte de baixo e branco, em cima (em nossa casa é assim as cores).

Iansã é rainha dos raios, ventos e tempestades. É um Orixá feminino, enérgico, sensual e autoritário.
Na mitologia dos Orixás Iansã foi casada com Ogum, mas o traiu com Xangô.



Detalhes do Orixá:

Saudação - Epaiêio.
Dia da semana - terça-feira.
Número - 07 e seus múltiplos.
Cor - vermelho e branco.
Guia - 01 conta vermelha, 01 conta branca ou sete pedras vermelhas e sete pedras brancas.
Oferenda - pipoca, opeté de batata doce (batata doce amassada com as mãos misturado ao azeite de dendê), maçã bem vermelha e sete rodelas de batata doce fritas no azeite comum.



Ferramentas - espada, par de alianças, cálice, 7 moedas, 7 búzios, espelho, leque, pente, raio etc.
Ave - galinha vermelha ou carijó.
Quatro pé - cabrita branca.



Sincretismo Religioso:

Iansã Oiá Timboá - Santa Terezinha quando faz adjuntó com Ogum Avagã.
Iansã Oiá Dirá - Joana D’arc.
Iansã Oiá - Santa Bárbara sem o castelo.
Iansã - Santa Bárbara com o castelo.



Os Arquétipos (filhos):

As pessoas filhas de Iansã são audaciosas, intrigantes, autoritárias, vaidosas, pessoas sensuais, volúveis. São extremamente ciumentas. Mas quando estão amando verdadeiramente são dedicadas a uma pessoa e são extremamente companheiras.

Defendem a família com muita energia! São mulheres guerreiras, mas doces quando valorizadas e amadas!

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

fotos de setembro

Ciganos

Exús sendo sentados só com ervas!

Conga da casa!

Gruta da Mãe iemanjá!

Gruta do Pai Xangô - entrada da casa

Preto velhos

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Chacras


Nosso corpo possui pontos que orientam, movimentam e estimulam as energias que trabalhamos com nossas entidades e orixás! São os chamados “chacras”! Certamente outras casas poderão ter chacras com entidades diferentes, até por que cada uma tem sua energia e identidade espiritual. O importante é conhecer estes pontos e estar sempre em sintonia com os mesmos!

Abaixo, cito alguns chacras e as seus respectivos orixás ou entidades que correspondem a estes pontos energéticos!  

PARTES DO CORPO HUMANO PERTENCENTE AOS ORIXÁS E SEU RESPECTIVO SINCRETISMO

BARÁ: (Santo Antônio)
Pênis
Ossos das mãos
Ossos pernas

OGUM (São Jorge)

Dentes
Costelas
Ossos coxas

YANSÃ (Santa Bárbara)

Estomago
Vagina
Ossos cintura
Sangue


 
XANGÔ (São Jerônimo)

Coração
Língua
Esôfago
Ossos da cintura escapular
Estômago

 
ODÉ/OTIM (Odé: São Sebastião  e  Otim: Santa Bernadete ou Santa Efigênia)

Diafragma
Pulmão
Ossos do tórax

 
IANSÃ (Santa Catarina)

Mãos
Apêndice

OSSANHA (São Cristovão)

Pés
Pernas
Ossos dos pés

 
XAPANÃ (São Lázaro)

Pele
Anus
Bexiga

 
OXUM (Nossa Senhora Aparecida)

Útero
Ovários

 
YEMANJÁ  

Vesícula
Pelos
Ossos dos braços


OXALÁ (Jesus)

Olhos
Celebro
Ossos do crânio

 

                Todo médium ou cavalo é orientado ao chegar para os trabalhos fazer sua auto limpeza e principalmente estimular seus chacras! Mas como fazer isso? Basta chegar na terreira, colocar suas roupas e guias, sentar na frente do conga ou quarto de santo, fazer suas orações, se concentrar e buscar a harmonia espiritual entre ele e suas entidades ou orixás! Com as palmas das mãos e com os olhos fechados, vai passando por estes pontos, sentindo as vibrações, as orientações, etc! Muitas vezes estas pessoas sentem as mãos “queimarem” de tanta energia!

                Fazendo isso, o médium ou cavalo atingirá a evolução necessária para realizar seus trabalhos com qualidade e no final os resultados serão positivos tanto para ele quanto para aqueles que serão atendidos.

                Lembrando que no final sempre é importante o médium realizar uma limpeza para não ficar com nenhuma energia negativa gerada pelos trabalhos daquele momento.

 

Dica de saúde de Setembro


A crise convulsiva é facilmente identificada pelos seguintes sintomas: espasmos musculares em todo o corpo, olhar perdido ou olhos virados e aumento da salivação. Durante a convulsão, a pessoa também pode urinar ou defecar involuntariamente, e permanecer se debatendo até a crise passar.


Como agir:

- Se possível, evite que a vítima caia no chão;
- Deite-a no chão, de lado, para evitar que se engasgue com saliva, vômito ou secreções;
- Proteja a cabeça dela com um travesseiro, para evitar que se machuque;
- Afrouxe um pouco as roupas da vítima para que ela respire melhor;
Limpe o excesso de salivação com um pano limpo;
- Jamais coloque a mão dentro da boca da vítima para puxar a língua. Ela está sofrendo contrações musculares e certamente irá mordê-lo;
- Após a convulsão, é normal que a vítima sinta sonolência e durma.

Autora: Dafni Gimenez (enfermeira)

domingo, 8 de setembro de 2013

Calendário de Setembro

 

09/09 Exú – segunda

14/09 Festa do Pai Xangô - sábado

16/09 Atendimento de Saúde –segunda

23/09– Exú e exú Cigano - segunda

28/09 Cosme e Damião e Umbanda - sábado

30/09 Atendimento de Saúde -segunda


quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Ogum


Orixá que representa: guerra, batalhas, metais, agricultura, caminhos e etc.
Orixá guerreiro, defendendo as leis e a ordem, representa todas as batalhas da vida, ele faz parte de tudo aquilo que é preciso lutar para alcançar vitória.
Ogum lida com ferro e o aço, a ele pertence o "obé" – a faca utilizada para os sacrifícios.
Um símbolo de Ogum em nossa casa é a espada (idá) e o escudo feitos de ferro, como símbolo de proteção e segurança. Seu dia é quinta feira.

Em nossa casa usamos também o Ogum para segurança de automóvel e emprego.

Senhor da guerra, dono do trabalho porque possui todas as ferramentas como seus símbolos. Orixá do fogo e do ferro em que são forjados os instrumentos como espada, a faca, a enxada, a ferradura, a lança, o martelo, a bigorna, a pá, etc. É o dono do Obé (faca) por isso vem logo após o Bará porque sem as facas que lhe pertencem não seriam possíveis os sacrifícios. Ogum é o dono das estradas de ferro e dos caminhos. Protege também as portas de entrada das casas e templos. Ogum é protetor dos militares, soldados, ferreiros, trabalhadores e agricultores.

Na umbanda usam espadas de São Jorge, espadas de metal e demais ferramentas. São os protetores da terreira e são os primeiros a incorporar nas sessões!





Detalhes do Orixá:

Saudação - Ogunhê.
Dia da semana - segunda-feira para Ogum Avagã e quinta-feira para os demais.
Número - 07 e seus múltiplos.
Cor – vermelho, branco e verde (umbanda) e verde (nação)
Guia - vermelho e verde escuros.
Oferenda - pipoca, farinha de mandioca mistura com dendê ou mel, costela de gado assada (na contagem de 3, 5 ou 7 ossos) e laranjas de umbigo cortadas em cruz.

Ferramentas - alicate, espada, faca, bigorna, búzios, moedas, martelo, tenaz, lança, ferradura, espiral do Ogum, corrente de metal e etc.
Ave - galo vermelho claro.
Quatro pé - cabrito branco, vermelho, malhado ou escuro, menos preto.



Sincretismo

Oferenda e bebida na Umbanda: usamos 7 tipos de frutas, sendo que a laranja não pode faltar e a sua bebida é a cerveja branca misturada com guaraná ou somente cerveja!

 

 

Religioso:

Ogum Avagã - São Paulo
Ogum Onira, Olobedé e Adiolá - São Jorge



Os Arquétipos (filhos):


Os filhos de Ogum possuem um temperamento um tanto violento, são impulsivos, briguentos e custam a perdoar as ofensas dos outros. Não são muito exigentes na comida, no vestir, nem tão pouco na moradia, com raras exceções. São amigos camaradas, porém estão sempre envolvidos com demandas. Divertidos, despertam sempre interesse nas mulheres, tem seguidos relacionamentos sexuais, e não se fixam muito a uma só pessoa até realmente encontrarem seu grande amor.

São teimosos e oscilam em temperamento! Ou não bebem ou são alcoólatras, são trabalhadores ou nem chegam perto do serviço, etc! Sendo que isso pode ser consequência da evolução do médium ou compromisso do cavalo na religião!

domingo, 1 de setembro de 2013

Preto velho


Pretos Velhos têm toda suas características especiais: na fala, no vestir, nas comidas e na própria incorporação!

Eram escravos e falam mal o português, mas com sua simplicidade encantam e nos trazem muito conforto. Quando chegam o médium se enverga sob os anos que estão na Terra, sentando-se com dificuldade e quando sobem o médium geralmente sente dores nas costas, mas ao mesmo tempo, a satisfação de ter recebido uma entidade de tanta luz. Um rosário, uma bengala, uma arruda etc, costumam a ser seus acessórios preferidos.


 

COMO SE VESTEM?

Com simplicidade, usando o branco, chapéus de palha, bengalas e o preto aparece quando atuam nas almas.

DIA DA SEMANA?

As segundas feiras são as dedicadas as almas e aos pretos velhos. Mas todo dia é dia de preto velho!

COR DA VELAS:

Usam-se as velas brancas com preto ou simplesmente as velas brancas! O importante é ter fé!


FLORES?

Margaridas brancas de todos os tipos! Em nossa casa também usamos rosas de todas as cores!

GUIAS?

Contas de pretos velhos: branca seguida de uma preta! Mas também usamos colares com sementes e miçangas a gosto da própria entidade.

SUA BEBIDA?

Gosta de beber cachaça com ou sem melado, vinho tinto suave, café com bastante açúcar (tem casas que o café é amargo), vinho seco (raramente).

SUA COMIDA?

Feijoada ou feijão mexido são as comidas mais apreciadas pelos pretos velhos! Mas o aipim frito, batata doce, pamonha, quindins, pé de moleque, mingaus, doce de abobora, etc.

SUAS ERVAS?

Arnica, tansagem, arruda, guiné, planta do fumo, quaresma são as mais usadas.

 

 

PALAVRAS MAIS USADAS?

Gafioto =  criança

Homem de branco, burro ou cartola = médico

Pito = cigarro ou charuto

Bixo de quatro pés ou onça = cachorro

Corre corre = carro ou caminhão

Amaci = ervas

Aruanda = plano superior

Calunga = grande mar

Calunga pequeno = cemitério

Maleme = perdão ou desculpa

Pataco ou prata (ferrinho) = dinheiro

Rabo de saia = mulher

Zambi = Deus

Agô = licença