Final do ano!
Muitos me mandam mensagens perguntando o que fazer no final do ano, que roupas vestir, que comida devo comer, etc.
Eu poderia dizer que vestir o azul e branco da Mãe Iemanjá, por ser regente, seria o mais apropriado. Comer canjica branca com bastante mel, que tem ingredientes do prato dela traria boas energias!
Poderia dizer para ir na beira da praia dar sete pulinhos nas ondas fazendo pedidos seria o ritual mais adequado. Tudo isso escutamos nas rádios quando entrevistam pais de santos de diferentes casas.
Mas farei diferente! Até porque é deste jeito diferente que vencemos em 2015. Eu digo, antes de qualquer coisa, antes de terminar 2015 é essencial fazer um balanço de tudo de positivo que foi realizado. Agradecer tudo que ganhou, mesmo que tenha sido pouca coisa.
A maioria das orientações dos pais de santo é entrar pedindo! Se esquecem que devemos ser humildes e primeiro reconhecer tudo que alcançamos. A segunda coisa que oriento é fazer metas, ver o que não atingimos, o que faltou? Estudar mais? Reclamar menos? Trabalhar mais? Se cuidar mais? O que faltou em 2015?
Ninguém vai a lugar nenhum sem saber porque venceu e porque deixou de vencer! Sem fazer isso, nada adianta estar de azul, acender velas, pular ondas e demais ações sem sentido!
A terceira coisa a fazer, que eu orientaria, e antes de virar o ano, é a de reafirmar nosso compromisso com nossa religião, com nossas entidades, com nossos orixás. Reafirmar que independente do que ocorra em 2016 estaremos prontos para lutar, com fé e respeito.
Foi assim que não perdemos nenhuma luta com as mães grávidas que nos procuraram em 2015. Foi assim que muitos atingiram suas conquistas. Não foi só porque estávamos vestidos com a roupa de tal cor, ou porque comemos antes da virada do ano tal comida, ou porque fomos na beira da praia (parta variar) PEDIR......
É porque reconhecemos antes da virada do ano nossas falhas e virtudes, é porque fomos a luta com fé, é porque fizemos tudo com amor e carinho! Nada se conquista sem esforço e sem fé!
Uma oração, uma vela acesa, nada irá "dar certo", sem fé e compromisso! Sem uma verdadeira aliança com a religião. Aliança de compromisso e respeito.
Esta é minha orientação. Agradeça, reveja o que fez de errado em 2015, faça sua reforma íntima, e principalmente, reafirme seu compromisso com a religião que decidiu por vontade própria assumir.
Axé para todos em 2016.
Pai Tito.