Total de visualizações de página

domingo, 21 de julho de 2019

Devo doar Sangue??? Por quê??




Todos sabem a importância do sangue, não é mesmo? Seu poder ao corpo humano é quase um quesito inquestionável. Aliás, ele exerce um grande trabalho no nosso corpo. O sangue é o meio onde é realizado o transporte de oxigênio e nutrientes para as células e gás carbônico e outras excretas para os órgãos de eliminação. O corpo humano possui normalmente um volume sanguíneo de aproximadamente 70 ml/Kg de peso corporal para adultos e 80 ml/Kg para crianças, ou seja, um indivíduo com 70ml/Kg possui aproximadamente 4.900ml de sangue.

Hemorragia: é definida como a perda de sangue devido ao rompimento de um vaso sanguíneo. Quanto maior a quantidade perdida de sangue, mais grave será a hemorragia. Quanto mais rápida a hemorragia, menos eficientes são os mecanismos compensatórios do organismo. 
Um indivíduo pode suportar a perda de um litro de sangue, que ocorre em um período de horas, mas não tolera esta mesma perda se ela ocorrer em minutos. 
Os mecanismos normais que o corpo possui para limitar as hemorragias são as contrações da parede dos vasos sanguíneos, diminuindo o tamanho da abertura por onde o sangue está drenando e a coagulação do sangue, que é uma sequência complexa de reações químicas que resultam na formação de um coágulo de fibrina, impedindo assim a drenagem do sangue pelo orifício de vaso lesado.Estes mecanismos têm como objetivo a hemostasia, ou seja, o controle do sangramento pelo organismo isoladamente, defendendo-o, ou em associações com técnicas básicas e avançadas de tratamento médico. 
Os pacientes com distúrbios no mecanismo de coagulação, por exemplo, os hemofílicos, podem apresentar hemorragias graves por traumas banais.

As hemorragias podem ser divididas em duas etapas: externas e internas.
·       No caso das externas, há sangramento de estruturas superficiais com exteriorização do sangue. Podem ser controladas utilizando técnicas básicas de primeiros-socorros. As hemorragias podem ser: arterial, venosa e capilar.
·      
Já as internas são caracterizadas pelo extravasamento de sangue para o interior do corpo. O sangramento de estruturas profundas pode ser oculto ou se exteriorizar como, por exemplo, hemorragia do estômago com hematemese. As medidas básicas de socorro não funcionam, pois é necessário um atendimento especializado realizado em uma unidade hospitalar.
      Espiritualmente falando, o sangue representa a “A Alegria fluindo livremente pelo corpo”,  ou seja quando você doa sangue, você partilha a alegria da Vida com outra pessoa que precisa para a sua sobrevivência. Então te pergunto, você negaria a distribuir o amor e felicidade com o teu próximo, assim como Nosso Pai preconiza no evangélico? Não acha que seremos egoístas em guardar para nós a alegria de viver e não dar um pouco ao teu irmão. Vale a pena lembrar que quem pode doar sangue, está fazendo caridade, está doando sua alegria para o teu próximo, e se o faz com amor, suas graças vão ao infinito, além de poder estar salvando a vida de alguém em um momento de agonia ou tragédia. Existe uma campanha que afirma Ganhar na Mega-Sena é, essencialmente, uma questão de sorte. A probabilidade pura deste sistema dá exatamente 1 chance em 50.063.860 de ganhar o prêmio máximo para quem realiza uma aposta mínima, já para você necessitar de uma transfusão de sangue é de 1 chance em 3. Sendo assim, lembre-se que você poderá ser o próximo a necessitar da Alegria do Próximo, então doe um pouco de sua alegria a alguém.


A Pressão Alta segundo a Umbanda



Segundo os especialistas médicos do Ministério da Saúde:
O que é hipertensão
A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. Ela acontece quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg (ou 14 por 9). A pressão alta faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para fazer com que o sangue seja distribuído corretamente no corpo.  A pressão alta é um dos principais fatores de risco para a ocorrência de acidente vascular cerebral, enfarte, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca. 
O problema é herdado dos pais em 90% dos casos, mas há vários fatores que influenciam nos níveis de pressão arterial, como os hábitos de vida do indivíduo.
Causas da pressão alta
Essa doença é herdada dos pais em 90% dos casos, mas há vários fatores que influenciam nos níveis de pressão arterial, entre eles:
·         Fumo
·         Consumo de bebidas alcoólicas
·         Obesidade
·         Estresse
·         Elevado consumo de sal
·         Níveis altos de colesterol
·         Falta de atividade física;
Além desses fatores de risco, sabe-se que a incidência da pressão alta é maior na raça negra, em diabéticos, e aumenta com a idade.


Sintomas da pressão alta
Os sintomas da hipertensão costumam aparecer somente quando a pressão sobe muito: podem ocorrer dores no peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal.
Tratamento
A pressão alta não tem cura, mas tem tratamento e pode ser controlada. Somente o médico poderá determinar o melhor método para cada paciente.
O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece gratuitamente medicamentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e pelo programa Farmácia Popular. Para retirar os remédios, basta apresentar um documento de identidade com foto, CPF e receita médica dentro do prazo de validade, que são 120 dias. A receita pode ser emitida tanto por um profissional do SUS quanto por um médico que atende em hospitais ou clínicas privadas.
Diagnóstico
Medir a pressão regularmente é a única maneira de diagnosticar a hipertensão. Pessoas acima de 20 anos de idade devem medir a pressão ao menos uma vez por ano. Se houver casos de pessoas com pressão alta na família, deve-se medir no mínimo duas vezes por ano.
Prevenção
Além dos medicamentos disponíveis atualmente, é imprescindível adotar um estilo de vida saudável:
·         Manter o peso adequado, se necessário, mudando hábitos alimentares;
·         Não abusar do sal, utilizando outros temperos que ressaltam o sabor dos alimentos;
·         Praticar atividade física regular;
·         Aproveitar momentos de lazer;
·         Abandonar o fumo;
·         Moderar o consumo de álcool;
·         Evitar alimentos gordurosos;
·         Controlar o diabetes.

Pressão alta na gravidez
As alterações hipertensivas da gestação estão associadas a complicações graves fetais e maternas e a um risco maior de mortalidade materna e perinatal. Nos países em desenvolvimento, a hipertensão gestacional é a principal causa de mortalidade materna, sendo responsável por um grande número de internações em centros de tratamento intensivo.
Prevenção
Em mulheres com pressão alta, a avaliação pré-concepcional permite a exclusão de hipertensão arterial secundária, aferição dos níveis pressóricos, discussão dos riscos de pré-eclâmpsia e orientações sobre necessidade de mudanças de medicações no primeiro trimestre de gravidez.
Mulheres com hipertensão dentro da meta pressórica e com acompanhamento regular geralmente apresentam um desfecho favorável. Por outro lado, mulheres com controle pressórico insatisfatório no primeiro trimestre de gravidez têm um risco consideravelmente maior de morbimortalidade materna e fetal (JAMES; NELSON-PIERCY et al., 2004).
Tratamento
O tratamento da pressão alta leve na grávida deve ser focado em medidas não farmacológicas, já nas formas moderada e grave pode-se optar pelo tratamento usual recomendado para cada condição clínica específica.
Independente da etiologia da hipertensão arterial na gestação, é fundamental que a equipe de Saúde esteja atenta ao controle pressórico e avalie a possibilidade de encaminhamento ao serviço de pré-natal de alto risco.

Segundo a doutina espírita a Hipertensão tem a seguinte intrepretação:
Antigo problema emocional não resolvido; como o espirito do homem é um emissor e captador de vibrações, sendo assim, uma pessoa sendo alvo de maldição, pensamentos e vibrações malévulas suas e de outros, podem apresentar problemas de elevação nos níveis de pressão, ocasionando problemas cerebrais, cardíacos ou desconforto e doenças no fígado.
Tratamento
Senhor Jejus ensinou, amor, compreensão e perdão, seu melhor tratamento, dizer sempre nos momentos de ira e maior angustia (que elevam sua pressão), “Idéias boas e alegres circulam livremente em mim”.
Autor: Francisco (Filho de Santo e Médico)