Total de visualizações de página

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Fundamentos da Quartinha


Em nossa casa vemos as quartinhas em todos os pontos de energia: na Umbanda, na Quimbanda, na casinha dos exús, na Nação! Mas para que elas servem? No que elas nos ajudam?
As quartinhas são colocadas em locais onde todos que chegam possam sentir sua energia! .
O termo QUARTINHA se refere a um recipiente de barro ou atualmente de loça, usado para colocarmos água.  É um dos utensílios indispensáveis na terreira, sendo usado na maioria dos assentamentos, na proteção e na obtenção dos AXÉS.






As quartinhas devem estar sempre cheias, e devem ser sempre repostas antes de iniciar os trabalhos! Pois podemos utilizar a água das quartinhas em diferentes trabalhos na casa!
Antigamente, as quartinhas eram de barro, pois a lou­ça era um artigo raro e caro, ina­cessível às classes menos favorecidas. Panelas, vasos, tigelas, canecos, e ou­­tros utensílios feitos de bar­­ro cozido, eram comuns e de uso cotidiano! Algumas casas, que não tinham recurso utilizavam outros recipientes, mostrando que o principal e ter fé e fazer com amor tudo que se apresenta na religião!


Em nossa casa optamos pela louça, pois dura mais, vaza menos e mais fácil na questão da limpeza!
Mas porque usamos a água? A água tem a função  de purificar os trabalhos e demais serviços! Tem um papel fundamental na Umbanda, na Quimbanda e na Nação!  
A água que se apanha na cachoeira é água batida nas pedras, nas quais vibra, crepita e livra-se de todas as impurezas, assim como a água do mar, batida contra as rochas e as areias da praia, também acontece o mesmo, por isso nunca se apanha água do mar quando o mesmo está sem ondas. Outros utilizam a água da chuva! O importante é fazer isso com amor, carinho e respeito!
Sabemos que atualmente tudo ficou mais difícil! Então devemos fazer da melhor maneira possível!



A água da chuva, quando cai é benéfica, pura, depois de cair no chão, torna-se pesada, pois, atrai as vibrações negativas do local. A importância da água pode ser traduzida numa única palavra: “VIDA”!
As águas utilizadas para descarrego, têm fundamento parecido com a fumaça, sendo que a fumaça carrega as energias consigo similar ao vento, e a água absorve estas energias.
Em nossa Terreira temos duas quartinhas na Umbanda, uma de xangô e outra de Ogum, pois esta foi a orientação que recebemos de nosso plano espiritual! Mas cada uma deve seguir sua linha de vibração! Isso ocorre da mesma forma nos outros locais que utilizam as quartinhas! Ou seja, devemos seguir as orientações de nossos guias espirituais para manter tudo em equilíbrio.

Só quem pode manusear as quartinhas em nossa casa são os filhos mais antigos, que possuem axés e fundamento para isso! Contudo, é muito comum sempre termos alguém novo junto com os mais experientes para ir aprendendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário