Total de visualizações de página

segunda-feira, 13 de julho de 2015

Frentes de Exús e Pomba GIras

Não importa a finalidade da frente (comida) que irá fazer, em todos os casos há um ritual que se deve seguir, lembrando que cada terreira segue o seu fundamento e as orientações de seu guardião de Exú (cacique se fosse a umbanda).



Em nossa casa, antes de realizar qualquer trabalho ou serviço, e neste caso, o preparo de uma frente de exu ou Pomba gira o médium deve seguir certos rituais e durante toda preparação fazer com responsabilidade e respeito.








Brincadeiras e conversas não devem ser feitas neste momento. Toda concentração é necessária para se obter o que se está pedindo.

Antes de qualquer coisa é necessário se concentrar! Para tanto primeiro vá na casinha dos Exús ou no local onde ficam seus acentamentos (local de seus exus e pombas giras). Peça licença, ou seja, deixe claro a finalidade desta frente (por que esta fazendo esta frente). Bata sineta, bata palmas, ou seja, irradie o local e o que está se propondo a fazer.




Sempre que possível use roupas adequadas (roupas que usa nesta linha) e suas guias. Elas irão te proteger e certamente estará demonstrando respeito e compromisso com aquilo que está pedindo ou agradecendo.

Quando estiver montando sua frente ou preparando a comida de seu exu ou pomba gira, vá mentalizando aquilo que quer, e tenha certeza que as entidades envolvidas irão te orientar o local escolhido, como também a hora e o modo que isso irá ser feito.

Portanto, estes detalhes só serão ditos e mostrados, se estiver totalmente concentrado. Geralmente os locais mais indicados são: cemitério, praça, lomba, praia, mata, etc. Depende da magia que será realizada.

O médium que está se dispondo a fazer esta frente deve saber que tudo é energia. Desde o momento que está comprando os itens que serão usados. Escolha com carinho as frutas. Mas principalmente, esteja sempre concentrado. As entidades estarão contigo durante todo processo. Se estiver concentrado, várias orientações serão dadas. Se querem frutas mais escuras, flores, que cigarro, charuto, etc.

Uma grande dica É NÃO FICAR PERGUNTANDO A TODO MOMENTO SE O QUE ESTA FAZENDO ESTÁ CERTO. Preste atenção na orientação do seu Guia espiritual (pai de santo) e faça com muita concentração. O Pai de santo sempre irá lhe passar o básico, mas o tempero é sempre com aquele que está fazendo o ritual.


Um exemplo
Um dia fui orientado a fazer uma frente para Maria Padilha. Na orientação recebi que tinha de montar uma oferenda, numa bandeja, com os seguintes itens:

7 cigarros
7 charutos
3 flores
Pimenta vermelha
Farinha com mel

Só o que me foi dito foi isso. O resto se concentra e siga as orientações que estará recebendo durante todo preparo.
Fazendo o que orientei acima, e concentrado desde o momento da compra do que eu iria usar, a frente ficou assim:

7 cigarros
7 charutos de chocolate
3 flores vermelhas
Pimentas (grandes)
Farinha de trigo com mel e bebida (licor)
21 morangos
Uma vela vermelha
Uma bandeja decorada

Frente para Maria Padilha
Ou seja, eu havia recebido a orientação básica, o resto veio através de minha concentração, sendo este o meu tempero.
Vários são os fatores que motivam a entrega de uma oferenda. Podem ser para abrir caminhos, emprego, saúde, amor, limpeza, etc.

Elas podem ser para agradecer algo recebido, mas não importando qual a finalidade destas frente, o importante é fazer isso com fé, respeito, amor e responsabilidade.



domingo, 12 de julho de 2015

Festa da Mãe Obá na Umbanda

Neste sábado, dia 11 de julho, realizamos em nossa Terreira a primeira Festa em homenagem a Mãe Obá (umbanda).

A mãe Obá na umbanda teve seu culto realizado pela primeira vez em nossa Terreira! Muita expectativa, já que poucas casas fazem esta festa, como,  por exemplo algumas influenciadas pela sacerdote e escritor Rubens Caraceni!
A maioria das casas só vivencia esta mãe na Nação, em festas com orixás! Vimos durante a festa a enorme energia desta mãe, e no final absorvemos todo conhecimento espiritual  que ela veio nos dar!
Obá nos ajudou, certamente, nesta festa a superar nossas dificuldades e a energia do elemento Terra foram divinas.

Ficamos com a certeza que foi a primeira de muitas festas na Umbanda envolvendo esta querida Mãe Obá. A todos que participaram, ajudando na organização e etc, meu agradecimento. 










oração à Santa Catarina
Oh! Santa Catarina, minha adorada beata, vós que possui a beleza das estrelas e a formosidade da lua. Vós que possui a beleza do sol de outono, que enfrentou corajosamente mais de 50 mil homens na casa de Abraão, eu lhe rogo que me ajude nessa conquista e que abrande o coração de (coloque as iniciais dele ou dela) para todo o sempre.
Que, (coloque as iniciais dele ou dela), quando me ver, irá cativar-se pela minha humilde beleza. Não conseguirás descanso até que até mim você venha pedir por amor. Por mim irá chorar, por mim irá suspirar, por mim irá enfrentar tudo o que for preciso, assim como a Virgem enfrentou pelo seu filho.
(repita o nome do seu amado por três vezes seguidas e bata com o seu pé esquerdo no chão lentamente, siga entoando a frase) sob o meu pé eu arremato você e serás parte do coração. Não conseguirás descanso até que até mim você venha pedir por amor.
De todas as mulheres que existem, eu serei a sua única. Me amará, me adorará, me contemplará. Verá em mim a beleza das estrelas, a formosidade da lua, a beleza do sol de outono. E assim será por todo o sempre, Amém!
(Em seguida, reze um Pai Nosso, 1 glória ao pai e 1 Credo, repetindo esse ritual por um período de 7 dias, ou até que esta pessoa se dirija até você e o seu pedido seja concretizado. Não se esqueça de orar em agradecimento a Santa Catarina).
























Oração A Obá
Neste momento, Mãe Obá, seja por falta de atenção, falta de conhecimento ou mesmo ausência de harmonia entre eu e meus irmãos, as nossas atividades, as nossas dificuldades encontram-se desordenadas, mas com a força e poder do Seu Axé tudo poderá ser resolvido da melhor maneira possível de acordo com o merecimento de cada um.
Minha querida Mãe Obá derrame sobre nós Tua benção trazendo harmonia, equilíbrio e concentração. Mãe Obá que Tua Luz ilumine nossos caminhos na busca do conhecimento e da harmonia, trazendo solução aos nossos problemas e paz aos nossos corações.

Que assim seja! E assim será!


segunda-feira, 6 de julho de 2015

Os Exús


Sabemos que cada terreira tem o seu fundamento envolvendo exus e pomba giras. Cada casa, de acordo com o seu guardião construiu o fundamento de seus trabalhos. Desta forma, não existe fundamento errado ou certo, existe o fundamento de cada local.




Cada terreira estabelece sua doutrina seguindo orientação de seus mentores, sem ficar analisando outros locais, pois cada um tem a sua caminhada, em função das entidades que regem seus guias e trabalhadores. Portanto, aqueles que querem pertencer a corrente devem, antes, conhecer sua doutrina e analisar se realmente é algo que acreditam.
Desta forma, tudo que está neste texto é o que o nosso Centro recebeu como orientação para trabalharmos com este povo de almas, cruzeiro, lomba, praça e cemitério e assim o fazemos em todas as linhas.



Significado da Palavra Exú

Na língua iorubana, a palavra exu significa “esfera”. Na mitologia grega, exu seria o equivalente a Mercúrio, que também é um mensageiro dos deuses. Isso já demonstra onde este se encontra na hierarquia de nossos trabalhos. Em nossa terreira, estas entidades vem depois de nossa Nação (orixás) e Umbanda.

Claro que isso não desmerece o valoroso trabalho exercido por estas entidades, mas determina quem rege seus trabalhos., que em nossa casa, são orientados pelo Pai José (preto velho) e Xangô. Ou seja, o Tiriri é guardião de Nossa terreira, sob orientação da Nação e Umbanda.
Em decorrência de sua natureza intermediária entre o céu e a terra, o exu é visto como sendo dual, um ser cuja natureza é a bipolaridade. O exu está sempre compartilhando de duas faces de uma mesma moeda, onde reinam os opostos. Por este motivo, se diz que o exu gosta de provocar conflitos e contradições.



Para que isso não ocorra é importante uma forte doutrina, regras (principalmente na bebida) e em sua função dentro da casa: caridade e muito trabalho espiritual.

Portanto, em nosso ambiente há um extremo cuidado para que estas entidades trabalhem com o objetivo de realizarem a caridade, sem perder a essência de suas personalidades (bebem, fuma, brincam, riem, mas tudo sem cometer excessos).

De qualquer forma, estas entidades possuem um importante papel dentro de nossa Terreira, abrindo caminhos, dando consultas e conforto, ajudando em trabalhos de descarrego, ajudam a limpar as energias negativas, etc.