Total de visualizações de página

segunda-feira, 6 de julho de 2015

Os Exús


Sabemos que cada terreira tem o seu fundamento envolvendo exus e pomba giras. Cada casa, de acordo com o seu guardião construiu o fundamento de seus trabalhos. Desta forma, não existe fundamento errado ou certo, existe o fundamento de cada local.




Cada terreira estabelece sua doutrina seguindo orientação de seus mentores, sem ficar analisando outros locais, pois cada um tem a sua caminhada, em função das entidades que regem seus guias e trabalhadores. Portanto, aqueles que querem pertencer a corrente devem, antes, conhecer sua doutrina e analisar se realmente é algo que acreditam.
Desta forma, tudo que está neste texto é o que o nosso Centro recebeu como orientação para trabalharmos com este povo de almas, cruzeiro, lomba, praça e cemitério e assim o fazemos em todas as linhas.



Significado da Palavra Exú

Na língua iorubana, a palavra exu significa “esfera”. Na mitologia grega, exu seria o equivalente a Mercúrio, que também é um mensageiro dos deuses. Isso já demonstra onde este se encontra na hierarquia de nossos trabalhos. Em nossa terreira, estas entidades vem depois de nossa Nação (orixás) e Umbanda.

Claro que isso não desmerece o valoroso trabalho exercido por estas entidades, mas determina quem rege seus trabalhos., que em nossa casa, são orientados pelo Pai José (preto velho) e Xangô. Ou seja, o Tiriri é guardião de Nossa terreira, sob orientação da Nação e Umbanda.
Em decorrência de sua natureza intermediária entre o céu e a terra, o exu é visto como sendo dual, um ser cuja natureza é a bipolaridade. O exu está sempre compartilhando de duas faces de uma mesma moeda, onde reinam os opostos. Por este motivo, se diz que o exu gosta de provocar conflitos e contradições.



Para que isso não ocorra é importante uma forte doutrina, regras (principalmente na bebida) e em sua função dentro da casa: caridade e muito trabalho espiritual.

Portanto, em nosso ambiente há um extremo cuidado para que estas entidades trabalhem com o objetivo de realizarem a caridade, sem perder a essência de suas personalidades (bebem, fuma, brincam, riem, mas tudo sem cometer excessos).

De qualquer forma, estas entidades possuem um importante papel dentro de nossa Terreira, abrindo caminhos, dando consultas e conforto, ajudando em trabalhos de descarrego, ajudam a limpar as energias negativas, etc.



Nenhum comentário:

Postar um comentário