Total de visualizações de página

domingo, 29 de dezembro de 2013

O que são os Orixás?

   Os Orixás são elementos da natureza, e cada um deles representa uma parte da natureza. Quando nos ocupamos com os Orixás, também fazemos parte destas forças elementares oriundas da água, da terra, do ar, do fogo, etc. Essas forças em equilíbrio produzem uma grande energia (axé), que nos auxilia no nosso dia a dia e na nossa própria evolução, ajudando para que o nosso trabalho seja bem desenvolvido.

 


   Assim sendo, não adoramos os orixás, mas sim entramos em harmonia com as forças da natureza! Forças essas pertencentes à criação do grande Pai, Pai esse conhecido por nós como “Olorum” (Deus Supremo). O nome é diferente, mas a missão é a mesma, e o bom entendedor já compreendeu o significado de tudo!

  A grande maioria das nações africanas, anteriores à era cristã, conheciam a existência de Olorum como o grande criador, o Ser Fundamental. Olorum “é o Todo”. E o todo, é a natureza e os seus integrantes (animais, vegetais, homens, planetas, etc.). O panteão dos Orixás não é mais do que a junção das energias de todo os elementos da natureza, e cada elemento da natureza é representado por um Orixá. Contudo, não podemos acreditar que o Deus é o mesmo? 

Fica a dúvida, que é movida pela fé!

  Aprendemos a sentir e a manipular essas energias individualmente através de cada Orixá. Os filhos nascidos sobre a influência do Orixá detém mais energia do seu Orixá influente que os filhos de outros Orixás. Exemplo: os filhos de Ossanhã possuem mais energia voltada para as curas e plantas do que os filhos de Oxum que possuem por sua vez mais energia voltada aos sentimentos, à magia etc.

Na nossa religião é fundamental a integração com a natureza, pois quanto maior for o nosso contato com a natureza, maior será o desenvolvimento, a energia, o axé, portanto, será maior quanto maior for nosso elo de ligação com o nosso Orixá, aproximando-nos mais de Olorum (deus criador/construtor de todo o universo).


 

Lendas de Xangô

Xangô cumpre a promessa feita a Oxum

Quando Xangô pediu Oxum em casamento, ela disse que aceitaria com a condição de que ele levasse o pai dela, Oxalá, nas costas para que ele, já muito velho, pudesse assistir ao casamento. Xangô, muito esperto, prometeu que depois do casamento carregaria o pai dela no pescoço pelo resto da vida; e os dois se casaram. Então, Xangô arranjou uma porção de contas vermelhas e outra de contas brancas, e fez um colar com as duas misturadas. Colocando-o no pescoço, foi dizer a Oxum: "- Veja, eu já cumpri minha promessa. As contas vermelhas são minhas e as brancas, de seu pai; agora eu o carrego no pescoço para sempre."

Lenda tirada do livro
Mitologia dos Orixás - Reginaldo Prandi - 2001





Xangô torna-se Orixá

Xangô vivia em seu reino com suas 3 mulheres Iansã, Oxum e Obá , muitos servos, exércitos, gado e riquezas,sempre preocupado em fazer guerra, procurava uma formula para derrotar seus inimigos. Certo dia, ele subiu em uma colina, afim de testar um novo feitiço que inventara. Quando recitou a fórmula, ouviu-se uma série de estrondos muito fortes e muitos raios riscaram o céu. Quando tudo se acalmou, Xangô olhou em direção à cidade e viu que seu palácio fora atingido. Ele correu para lá e viu que não havia sobrado nada, e muitos de seus súditos aviam morrido. Desesperado, Xangô se refugiou em um lugar distante Iansã correu junto com ele, passado o tempo Xangô não conseguindo agüentar tanta tristeza, bateu com força brutal os pés no chão e afundou pela terra, indo para o Orum, Iansã fez o mesmo na cidade de Irá seguida por Oxum e Obá. Desde então Xangô vive no trovão enquanto Iansã, Oxum e Obá correi com os rios, surgiram assim novos Orixás.

Lenda tirada do livro
Mitologia dos Orixás - Reginaldo Prandi - 2001



Xangô é condenado por Oxalá comer como os escravos

Airá, aquele que se veste de branco, foi um dia às terras do velho Oxalá para levá-lo à festa que faziam em sua cidade. Oxalá era velho e lento, Por isso Airá o levava nas costas. Quando se aproximavam do destino, vira a grande pedreira de Xangô, bem perto de seu grande palácio. Xangô levou Oxalufã ao cume, para dali mostrar ao velho amigo todo o seu império e poderio. E foi lá de cima que Xangô avistou uma belíssima mulher mexendo sua panela. Era Oiá! Era o amalá do rei que ela preparava!
Xangô não resistiu à tamanha tentação. Oiá e amalá! Era demais para a sua gulodice, depois de tanto tempo pela estrada. Xangô perdeu a cabeça e disparou caminho abaixo, largando Oxalufã em meio às pedras, rolando na poeira, caindo pelas valas. Oxalufã se enfureceu com tamanho desrespeito e mandou muitos castigos, que atingiram diretamente o povo de Xangô.
Xangô, muito arrependido, mandou todo o povo trazer água fresca e panos limpos. Ordenou que banhassem e vestissem Oxalá. Oxalufã aceitou todas as desculpas e apreciou o banquete de caracóis e inhames, que por dias o povo lhe ofereceu. Mas Oxalá impôs um castigo eterno a Xangô. Ele que tanto gosta de fartar-se de boa comida.
Nunca mais pode Xangô comer em prato de louça ou porcelana. Nunca mais pode Xangô comer em alguidar de cerâmica. Xangô só pode comer em gamela de pau, como comem os bichos da casa e o gado e como comem os escravos.

Lenda tirada do livro
Mitologia dos Orixás - Reginaldo Prandi - 2001

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

ORAÇÃO DA TRIBO SIOUX



Ó Grande Espírito, cuja voz ouço nos ventos, cujo sopro anima o mundo, ouça-me.

Sou pequeno e fraco, preciso de sua força e sabedoria.

Permita que eu caminhe na Beleza, e faça que meus olhos contemplem para sempre o vermelho e a púrpura do sol poente.

Faça com que minhas mãos respeitem todas as coisas que o Senhor criou.

Faça meus ouvidos aguçados para que eu ouça a sua voz.

Faça-me sábio para que eu possa entender tudo aquilo que o Senhor ensinou ao seu povo.

Permita que eu apreenda os ensinamentos que o Senhor escondeu em cada folha, em cada pedra.

Busco força, não para ser maior do que meu amigo, mas para lutar contra meu maior inimigo – eu mesmo.

Permita que eu esteja sempre pronto para ir até o Senhor de mãos limpas e olhar firme.

Assim, quando a minha vida estiver no ocaso, como o sol poente, que meu Espírito possa ir à sua presença, sem nenhuma vergonha.


Imagem inline 1

Contribuição: irmã Valquiria.

Axé a todos!


Estamos também no face: Babalorixá Tito de Xangô.



quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Flores e Frutas na Terreira


Quando chegamos em uma terreira ficamos encantados com a diversidade de cores das frutas e das flores! As flores e as frutas deixam um colorido que motiva a fé e a reflexão.

 
Contudo, estas flores e frutas não são colocadas neste local de maneira aleatória, cada Orixá e entidade da umbanda tem a sua preferência, pois, assim como as ervas são importantes para a liturgia e rituais da Umbanda e da Nação, as frutas e flores também o são, sendo escolhido o seu uso conforme o Orixá e entidade a quem se está oferecendo-as.



Frutas Utilizadas na Umbanda ou Nação

  • Oxalá - Uva verde, pêra, maçã, damasco, melão, figo. polpa de coco, pêssego branco, nozes, castanhas e amêndoas
  • Iemanjá - Melancia, melão, sapoti, nêspera, mangaba, jenipapo, uvas brancas, uva Juliana, pêra.
  • Iansã – maçã vermelha, tangerina, laranja-Bahia, uva rosa, pitanga, cereja.
  • Oxum – pêssego amarelo, maçã verde, melão gaúcho amarelo, damasco, nêspera, ponkan
  • Cosme e Damião - Goiaba, pitanga, groselha, cereja, jabuticaba, grumixama, amora
  • Ossanhã - Coco, cana de açúcar, abacaxi, laranja, limão, camboatá, caju, acerola, sapucaia, cacau, mangaba, butiá, nêspera (ameixa branca), frutinhas de mato (abiu, bacaba, bacuri, murici, pequi, etc).
  • Ogum – laranja, ameixa, uva rose, maçã, graviola, abacate, pitomba, ciriguela, lima da pérsia, marmelo
  • Xapanã - Jaca, cajá, carambola, fruta-pão, morango, amora, mamão, romã, maracujá, uva preta, jabuticaba, figo preto, cereja preta.
  • Xangô - Banana, melão, caqui, fruta-de-conde, maracujá, manga, mamão, melancia, abiu, abricó, morango, cacau, goiaba
  • Bará - Pitanga. Banana d’água, amora, manga, laranja azeda, caju, jaca, pomelo.

 

Flores Utilizadas na Umbanda

Os banhos com flores são chamados de banhos de proteção e não devem ser fervidos, apenas as pétalas são colocadas em um recipiente e a água fervente é despejada por sobre elas, quando feito na Nação. Toma-se do pescoço para baixo quando atingir a temperatura ambiente. As pétalas restantes são recolhidas e atiradas na terra para que retornem ao seu ambiente natural. Recomenda-se acender uma vela para o orixá antes do ritual e os pedidos são feitos enquanto a água escorre pelo corpo.





Na umbanda as ervas são misturadas na mão, sem ferver!

  • Oxalá – Lírio branco, copo de leite, Girassol, Angélica e flores brancas em geral.
  • Ossanhã – Antúrio, Samambaia, folhagens e flores em geral.
  • Oxum – Rosas amarelas, Rosas Cor de Rosa, Lírios em geral.
  • Iemanjá – Rosas brancas, Margaridas, Palmas brancas, Angélica.
  • Iansã – Rosas champanhe, Gérbera coral, Crisântemos amarelos e todas as flores amarelas.
  • Xangô – Cravos rajados, Monsenhor amarelo, Espirradeira.
  • Ogum – Cravos vermelhos, Palmas vermelhas e Palmas branca, Crista-de-galo, Açucena rajada..
  • Ibeji – Onze horas.
  • Xapanã – Cravos brancos, Crisântemos branco, Quaresmeira, Agapanto roxo
  • Bará - Cravos vermelhos

 
 
Também estamos no face:  Babalorixá Tito de Xangô

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Orações



Prece ao São Jorge (Ogum)


Chagas abertas sagrado coração todo amor e bondade, o sangue de meu Senhor Jesus Cristo no meu corpo se derrame hoje e sempre.
Eu andarei vestido e armado com as armas de São Jorge para que meus inimigos tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me enxerguem e nem pensamentos eles possam ter para me fazerem mal. Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrarão sem a meu corpo chegar, cordas e correntes se arrebentarão.
Jesus Cristo me proteja e me defenda com o poder de sua divina graça , a Virgem Maria de Nazaré me com seu sagrado manto protegendo-me em todas as minhas dores e aflições.
E Deus com sua divina misericórdia e grande poder, seja meu defensor contra as maldades e perseguições dos meus inimigos, e o Glorioso São Jorge, em nome de Deus, em nome de Maria de Nazaré, em nome da falange do Divino Espírito Santo, estenda-me seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com sua força e com grande poder; dos inimigos carnais e espirituais e de todas as suas más influências, e que debaixo das patas do seu fiel ginete, meus inimigos fiquem humildes e submissos a Vós, sem se atreverem a ter um olhar sequer que possa me prejudicar. Assim seja com o poder de Deus e de Jesus, e da Falange do Divino Espírito Santo. Amém.



Oração das sete linhas da umbanda
Oxalá, vós que refletis o princípio criador, vós que sois o verbo solar a ciência do verbo sublime, vós que fazeis a supervisão de todos os Orixás na terra, vós que sois a luz do Senhor Deus, abençoai-nos.
Iemanjá, vós que refletis em vossas cristalinas águas toda a verdade do mundo do poderio de teu reino, rogai por nós.
Onibeijada, vós que refletis o princípio de ação da humanidade e do mundo da forma, vós que sois potência divina, rogai por nós.
Xangô, vós que dirigis a Lei das Causas e Efeitos, vós que sois o Senhor das Almas, intercedei por nós.
Ogum, vós que sois o Senhor das batalhas, vós que sois o mediador que controla o amor e os choques. Vós que atendeis nas defesas nas lutas de demanda, rogai por nós.
Oxossi, dono das matas, que caçais almas perdidas, rogai por nós.
Pretos Velhos, vós que sois os maiores compreendedores da magia e do fundamento, livrai-nos do mal.
A todos vós Orixás que são todo o princípio da regência do Universo, rogamos que todos vós derramem sobre nós o conforto de suas vibrações.
Esta é a última oração, para nada mais voltar a acontecer.





Nossa Senhora da Aparecida (Mamãe Oxum)

Ó incomparável Senhora da Conceição Aparecida, Mãe de Deus, Rainha dos anjos, advogada dos pecadores, refúgio e consolação dos aflitos e atribulados, ó virgem santíssima, cheia de poder e bondade, lançai sobre nós um olhar favorável, para que sejamos socorridos em todas as necessidades em que nos achamos lembrai-vos clementíssima Mãe Aparecida, que não consta de todos os que tem a vós recorrido, invocado o vosso santíssimo nome e implorado vossa singular proteção, fosse por vós algum abandonado. Animado com esta confiança a vós recorro, tomo-vos de hoje para sempre por minha mãe, minha protetora, minha consolação e guia.
Minha esperança e minha luz na hora da morte. Assim pois Senhora livrai-me de tudo o que posso oferecer-vos e a vosso santíssimo filho, meu redentor e meu Senhor Jesus Cristo.
Virgem bendita, preservai a esse vosso indigno servo a esta casa e seus habitantes da peste, fome, guerra, assaltos, ruas, tempestades e outros perigos e males que nos possam flagelar.
Soberana Senhora, dignai-vos dirigir-nos em todos os negócios espirituais e temporais, livrai-nos das tentações do demônio, para que trilhando o caminho da virtude pelos merecimentos de vossa puríssima virgindade e do preciosíssimo sangue de vosso filho, vos possamos ver, amar e gozar na eterna glória. Por todos os séculos.




Oração para afastar inimigo ou pessoa desafeta
Em nome do Pai, do Filho, do Espírito Santo.
Glória ao Altíssimo, Senhor Deus, criador do céu e da terra, por todos os séculos dos séculos. Amém.
Seja vossa glória confirmada eternamente, Senhor Deus dos Exércitos, vencedor de Faraó, que derrotastes os inimigos, no deserto, nas montanhas, nos mares, debaixo da terra, nos ares. Louvado seja o vosso nome. Para sempre seja louvado.
Em nome do Pai + do Filho + do Espírito Santo.
Senhor Deus, que vos dignastes, em benefício dos pescadores, descer à terra, encarnando-vos no seio da Virgem Maria, ouvi a minha prece. Falo-vos sem ódio ao meu irmão que me persegue. Falo-vos sem rancor e sem desejo de que aconteça algum mal ao meu irmão, que me deixa em paz.
Senhor, pelo sangue que derramastes na cruz, pelos cravos que feriram vossas mãos e vossos pés, pela coroa de espinhos, pelo suor de sangue que derramastes, pelas vossas lágrimas de sangue, iluminai o espírito de meu irmão, infundi-lhe caridade e fazei com que ele se esqueça de mim, se afaste de mim, não continue a pecar.
Dissestes, Senhor, que todo aquele que ira contra seu irmão será punido. Fazei, Senhor, que (nome da pessoa), não se ire contra mim e não acumule pecado sobre pecado. Esquecendo-me, afastando-se de mim, poderei ter menos motivos de pecar e assim ofender--vos.
Senhor Deus, que vossa paz desça sobre todos os corações. Glória a Deus, nas alturas, e paz, na terra, aos homens de boa vontade – assim cantavam os Anjos, na noite de vosso glorioso nascimento.
Amém.

Oração para uma pessoa ausente

Em nome do Pai, do Filho, do Espírito Santo.
Senhor Deus, meu Pai, Vós que sois bondade e misericórdia infinita, ouvi a minha prece.
Jesus Cristo, Deus e Homem, salvador dos homens, que padecestes o suplício do Calvário para a salvação da humanidade, acolhei o meu pedido e aceitai o meu propósito de emendar-me de meus pecados.
Maria Santíssima, Virgem Mãe de Deus, nossa advogada, nosso auxílio, lançai vossos olhos misericordiosos sobre (nome da pessoa).
Santo Anjo da Guarda de (nome da pessoa), estendei vossas asas sobre ele. Sede seu companheiro guia e inspirador, fazendo-o evitar os perigos, aconselhando-o nos momentos de indecisão, amparando-o nos momentos difíceis, afastando de (nome da pessoa) as pessoas que lhe possam ser prejudiciais.
Santo Anjo da Guarda de (nome da pessoa), vós que recebestes do Altíssimo a dedicada missão de ampara-lo, de guiá-lo, de protegê-lo nesta existência terrena, ouvi o meu apelo, que vos dirijo cheio de fé em nosso poder e em vossa bondade. Pelo sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém. Cordeiro de Deus, que apagais os pecados do mundo, dai-nos a paz.
Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.
Em nome do Pai, do Filho, do Espírito Santo.

Oração de encerramento
Bom jesus crucificado filho da virgem maria me guarde por está noite e amanhã por todos os dias .nem meu corpo será prezo ,nem meu sangue derramado nem minha alma será perdida bom jesus crucificado , paz na guia encomenda meu deus e a virgem maria ,as tres pessoas da santissima trindade .as doze chaves de são miguel que tranque meu corpo para que seja trancado ,as cinco chagas de nosso senhor jesus cristo que conforte meu corpo para que seje confortado .
Em nome do pai ,do filho e do espirito santo amem.

Salve os orixás de umbanda

Salve o grande pai ,poder supremo e criador do iniverso ,essencia vida do amor pela humanidade ,poder do sacrificio sublime do homem pelo homem!
Salve iemanjár , poder das aguas !
Salve ogum ,poder do bem pelo o mal !
Salve xangô, poder da justiça!
Salve povo do oriente, poder da sabedoria!
Salve oxosse, poder das matas!
Salve povo de congo, poder do amor!
Salve as sete forças astrais, as sete linhas de umbanda, e as sete forças menores!
Salve todos as forças!
Salve todos os caboclos e pretos velhos!
Salve todos as falanges!
Salve !!!
Em mone do pai, filho e espirito santo amem.

Consagração dos filhos a nossa senhora

Ó boa mãe três vezes admirável,tu que és a mãe do filho de deus e que adotasse a nós como filho de deus e compreendes muito bem guão sublime, grandiosa e bela é a missão que nos foi confiada como pais de familia.
Nas nossas mãos, deus colocou o futuro da igreja e da sociedade.
A nós, deu o poder de coloborar com ele na criação, educação e formação dos homens de amanhã.
Ciente da nossa responsabilidade e conhecendo a realidade da vida,sentimo- nos incapaz de por nós proprios realizar a grande missão que nós foi confiada.
Por isso, mãe, cheios de confiança, ajoelhamo-nos diante de ti para te confiar a consagrar nossos filhos. Tu bem sabes a quantos perigos eles estão exposto e como o mundo e o demônio os perseguem querendo destruir neles a dignidade de filhos de deus e lanças- los na lama do pecado!
Mãe, suplicamo-te humildemente:
Vem em auxilio dos nossos filhos e revela neles a tua admiravel arte de educar. Acolhe-os no teu bondoso coração assiste-os e ampara- os em todos as dificuldades, sobretanto nos horas de tentação. Conserva-os puros e ensina-lhes a lutar sempre pelo bem.
Estende-lhes tua mão e guia-os para deus. Afasta-os das más companhias e livra-os de todo mal. Guarda neles a graça santificante que receberam no batismo e não permitas que venham a ofeder a deus pelo pecado grave.
Queria mãe, zela por nossos lares e por nossos filhos cuida que jamais nos falte o pão material e o alimento espiritual faz crescer em todos nós a fé, a esperança e a caridade suscita entre nós costumes cristãs de oração, pratica de boas obras e espirito de sacrificio. Ajuda-nos a ter sempre atitudes cristãs de caridade fraterma, perdão mútuo e solidariedade.
Sê tu a mãe e educadora dos nossos filhos. Que eles vivam realmente como filhos de deus. Encaminha- os na vocação que o pai celeste previu para eles desde a eternidade. Guia-os pela vida e acompanha-os na hora da morte.
Ajuda-nos, mãe, para que nós, pais, sejamos para nossos filhos verdadeiras imagens de deus, a fim, de que eles encontrem em nós todo o apoio, amo

Prece para abertura das sessões

Ó deus de amor e misericórdia, dai aos médiuns a compreensão perfeita da santidade da missão que lhes foi confiada e da responsabilidade que lhes cabe no desempenho dessas funções.
Deus, nosso pai, permiti que sintamos fortemente a influência invisível e salutar dos nossos anjos da guarda, a fim de que possamos mais facilmente eliminar dos nossos corações e dos nossos pensamentos os sentimentos de ódio, de inveja, de orgulho, de vaidade, de egoísmo e de todas as outras imperfeições de que se acham imbuídos os nossos espíritos, a fim de que possamos subir até vós.
Bons espíritos, que pela misericórdia de deus permaneceis junto a nós, para nosso consolo; dai-nos um grande amor pelas virtudes. Inspirai-nos tudo que é bom! Afastai de nós os espíritos trevosos e maleficentes, a fim de trilharmos com maior desembaraço o caminho sinuoso e cheio de tropeços que é a nossa vida eterna.
Virgem maria santíssima, rogai a deus por todos nós e pelos irmãos desencarnados que ainda se acham na ignorância, nas trevas e no sofrimento. Jesus, bom e amado mestre, permiti que as falanges organizadas que trabalham na prática do bem possam nos dispensar bastante proteção, para que nossos trabalhos sejam coroados de êxito.
Bendito e louvado seja deus, o divino espírito santo e nosso senhor jesus cristo! Salve são jerônimo, salve são miguel, são gabriel e são rafael! Em nome de deus pai todo-poderoso, de nossos anjos de guarda e do nosso guia-chefe…, estão abertos os nossos trabalhos.

Prece de encerramento das sessões


Ó deus de amor e misericórdia, dai aos médiuns a compreensão perfeita da santidade da missão que lhes foi confiada e da responsabilidade que lhes cabe no desempenho dessas funções.
Deus, nosso pai, permiti que sintamos fortemente a influência invisível e salutar dos nossos anjos da guarda, a fim de que possamos mais facilmente eliminar dos nossos corações e dos nossos pensamentos os sentimentos de ódio, de inveja, de orgulho, de vaidade, de egoísmo e de todas as outras imperfeições de que se acham imbuídos os nossos espíritos, a fim de que possamos subir até vós.
Bons espíritos, que pela misericórdia de deus permaneceis junto a nós, para nosso consolo; dai-nos um grande amor pelas virtudes. Inspirai-nos tudo que é bom! Afastai de nós os espíritos trevosos e maleficentes, a fim de trilharmos com maior desembaraço o caminho sinuoso e cheio de tropeços que é a nossa vida eterna.
Virgem maria santíssima, rogai a deus por todos nós e pelos irmãos desencarnados que ainda se acham na ignorância, nas trevas e no sofrimento. Jesus, bom e amado mestre, permiti que as falanges organizadas que trabalham na prática do bem possam nos dispensar bastante proteção, para que nossos trabalhos sejam coroados de êxito.
Bendito e louvado seja deus, o divino espírito santo e nosso senhor jesus cristo! Salve são jerônimo, salve são miguel, são gabriel e são rafael! Em nome de deus pai todo-poderoso, de nossos anjos de guarda e do nosso guia-chefe…, estão abertos os nossos trabalhos.

Preces para os anjos de guarda

Espíritos amantíssimos, anjos guardiões, aos quais deus em sua misericórdia infinita, permite velar pela pobre humanidade, sede meus protetores nas provas da vida eterna.
Dai-me força, coragem, resignação; inspirai-me fé, caridade, amor e tudo o que é bem; detendo-me no declive do mal.
Consenti que a doce influência do vosso saber e das vossas virtudes penetre em minha alma, alente e esclareça o meu ser; fazei com que eu possa sentir em cada um de vós um amigo desvelado e caridoso que, a meu lado, compreenda os meus sofrimentos e participe das minhas alegrias.
E vós …, que considero meu particular protetor, inspirai-me a fé que salva, o amor que consola, a caridade que vivifica, para que eu possa suportar, com paciência e reconhecimento, as provas que aprouver a deus, enviar-me, e, por elas, saber descortinar o meu passado e esforçar-me por conquistar um melhor futuro.

(fonte: "preces espíritas")

"entre eu e os perigos
Estão as santíssimas chagas de nosso senhor jesus cristo!
Anjo da guarda a quem fui confiado (a)
Governai-me, guia-me, defendei-me, livrai-me
De todos os males e perigos. Amém!"

Preces aos médiuns

Deus todo-poderoso, permiti que, nas comunicações que solicito, eu seja assistido por bons espíritos. Preservai-me da presunção de me julgar isento da influência dos maus espíritos; do orgulho ou vaidade que me cegaria, iludindo-se quanto ao valor das comunicações que obtenha;
De todo e qualquer sentimento contrário ao espírito de caridade para com todos o meus irmãos e especialmente para com os outros médiuns

. Se eu for induzido ao erro, inspirai a outrem o pensamento de me avisar, e a mim a humildade para aceitar com reconhecimento a advertência e tomar para mim mesmo os conselhos e instruções que me ditarem os vossos bons espíritos.
Permiti que eu nunca seja levado a abusar ou, de qualquer modo, a envaidecer-me com a faculdade que, para meu benefício, fizeste a graça de me concede; antes, eu vo-lo peço, meu pai, me retireis do que consistais que seja desviada do seu fim providencial, que é o bem de todos e o meu próprio adiantamento moral.

Prece a ogum


Pai, que minhas palavras e pensamentos cheguem até vós, em forma de prece e que sejam ouvidas. Que esta prece corra mundos e universo, e chegue até os necessitados em forma de conforto para suas dores, que corra os quatro cantos da terra e chegue aos ouvidos dos meus inimigos em forma de brado e advertência de um filho de ogum que sou e nada temo, pois sei que a covardia não muda o destino.
Ogum, padroeiro dos agricultores e lavradores, fazei com que as minhas ações sejam sempre férteis como o trigo que cresce e alimenta a humanidade nas suas ceias espirituais, para que todos saibam que sou teu filho.
Gum, senhor das estradas, fazei de mim um verdadeiro andarilho, e que eu seja sempre um fiel caminheiro e seguidor dos teus exércitos, e que nas minhas caminhadas só hajam vitórias. E mesmo quando aparentemente derrotado, eu seja um vitorioso, pois nós os vossos filhos não conhecemos derrotas, porque sendo o senhor o deus da guerra, nós, os vossos filhos conhecemos a luta, como esta que travo agora, embora sabendo que é só o começo. Mas tendo o senhor como meu pai, minha vitória será certa.
Ogum, meu grande pai e protetor, fazei com que o meu dia de amanhã seja tão bom como o de ontem e hoje, que minhas estradas sejam sempre abertas, que no meu jardim só hajam flores, que meus pensamentos sejam sempre bons e que aqueles que me procuram consigam sempre remédio para seus males.
Ogum, vencedor de demandas, que todos aqueles que cruzarem a minha estrada, que cruzem com o propósito de engrandecer cada vez mais a ordem dos cavaleiros de ogum. Pai, dai luz aos meus inimigos, pois eles me perseguem é porque vivem nas trevas e, na realidade, só perseguem a luz que vós me destes.
Senhor, me livre das pragas, das doenças, das pestes, dos olhos grandes, da inveja, das mentiras e da vaidade que só me leva à destruição.
E que todos aqueles que ouvirem esta prece e também aqueles que a tiverem em seu poder, estejam livres das maldades do mundo.
Assim seja meu pai ogum.

Prece a xangô

Poderoso orixá de umbanda,
Pai, companheiro e guia.
Senhor do equilíbrio e da justiça.
Auxiliar da lei do carma,
Só tu tens o direito de acompanhar pela eternidade,
Todas as causas, todas as defesas, acusações e eleições,
Promanadas das ações desordenadas, ou dos atos impuros e benfazejos que praticamos.
Senhor de todos os maciços e cordilheiras,
Símbolo e sede da tua atuação planetária no físico e astral.
Soberano senhor do equilíbrio, da eqüidade,
Velai pela inteireza do nosso caráter.
Ajude-nos com sua prudência.
Defenda-nos das nossas perversões,
Ingratidões, antipatias, falsidades,
Incontenção da palavra e julgamento indevido dos atos
Dos nossos irmãos em humanidade
Só tu és o grande julgador.

Prece a yansã

Iansã, mãe e senhora dos ventos e tempestades,
Das horas aflitas e das almas perdidas.
Dona de todas as direções
Operosa divinidade em prol dos desígnios
Dos filhos decaídos sem norte e vontade.
Piedade para nós, criaturas que vivemos,
Á beira das tentações, dos abismos,
Alheios ao amor do pai olorum.
Mãe, empresta-nos tua decisão e tua coragem.
Para o encontro do nosso próprio ser.
Dai-nos um roteiro de esperança e triunfo.
Erradicai a pobreza dos nossos sentimentos.
Orientai-nos para a verdade,
Dentro do caminho de devoção ao supremo doador.
Encoraja-nos senhora dos raios,
Para que nossa própria mente,
Siga uma só direção:
Amar a olorum

Pai nosso de umbanda

Pai nosso que estais nos céus, nas matas, nos mares,
E em todos os mundos
Habitados.
Santificado seja o teu nome, pelos teus filhos, pela
Natureza, pelas águas
Pela luz e pelo ar que respiramos.
Que o teu reino, reino do bem, do amor, e da fraternidade,
Nos una a todos e
A tudo que criastes, em nome de oxalá na representação
De cristo jesus
Que a tua vontade nos conduza sempre para o culto do
Amor , da caridade e da justiça em nome de xangô .
Dai-nos hoje e sempre a vontade firme para sermos virtuosos
E úteis aos
Nossos semelhantes, sendo assim forjados no fogo renovador
E na luta sagrada da transformação em nome de ogum
Dai-nos hoje o pão do corpo, o fruto das matas e a água
Das fontes para o
Nosso sustento material e espiritual em nome de oxossi,oxum
E yemanjá
Perdoa, se merecermos, as nossas faltas e dá o sublime
Sentimento da humildade e do perdão
Para os que nos são devedores de alguma forma em nome
De yorimá.
Não nos deixeis sucumbir, ante a luta, dissabores, ingratidões,
Tentações
Dos maus espíritos, e ilusões pecaminosas da matéria,
Fazendo-nos alcançar a alegria através da resignação
E do conhecimento em nome de yori
Enviai pai, um raio de tua divina complacência, luz e
Misericórdia para todos nós ,os
Teus filhos devedores e imperfeitos que aqui habitam,
Pelo bem da humanidade em nome da sagrada umbanda.
Salve zambi
Saravá umbanda e seus orixás
Assim seja!

Credo umbandista


Creio em olorun, onipotente e supremo
Creio nos orixás e nos espiritos divinos
Que nos trouxeram para a vida
Por vontade deste majestoso pai
Creio nas falanges espirituais
Orientando os homens na vida terrena
Creio na lei da reencarnação
E na justiça divina, seguindo a lei do carma
Creio na comunicação dos guias espirituais
Encaminhando-nos para a caridade e a prática do bem
Creio na invocação, na prece e na oferenda
Como atos de fé
E creio na umbanda, como religião redentora
Capaz de nos levar pelo caminho da evolução
Até o nosso glorioso pai olorun
Glória à olorun, glória à oxalá, glória aos orixás
E as entidades trabalhadoras da seara umbandista.

Oração para abertura dos trabalhos


Salve as forças de deus pai todo poderoso,salve todos os nossos guias e orixás,que a força divina de deus e dos guias que nos acompanham , nos ilumine neste momento em que nos entregamos aos trabalhos espirituais desta noite,que as forças das falanges que nos acompanham,eliminem desse ambiente,de nossos corpos materiais e de nosso pensamento,todo sentimento de odio de inveja ou de rancor que por ventira se encontre diante de nos,que nosso pai oxala nos envie sua luz para dissipar todas as trevas que existirem diante de nos,que em nosso coração seja posto o sentimento de amor ao próximo,a caridade e a união entre todos os que frequentam este lugar sagrado.
Em nome das sete forças astrais que regem a umbanda invocamos a presença de nossos guias e orixás .
Salves os caboclos.
Salve os baianos
Salve os boiadeiros
Salve as crianças
Salve os pretos velhos
Salve os marinheiros
Salve os cumpadres e todo povo de ronda
Com a força divina de nosso pai oxalá eu abro os trabalhos desta noite
Que assim seja.

Oração a ogum...

Ogum ogunhê, salve nosso grande guerreiro
Se poder é tão grande que não ouso a levantar os olhos, mas tão terno ao mesmo tempo, trazendo sua ternura e a paz desejada.
Se és a verdade que procuro, a força que desejo, uma legião que representas na unidade do teu poder, tudo isso e muito mais.
Deixa-me que hoje tanto quanto nunca, ser mais unido a ti em tua legião de perfeições, deixa-me que também ingresse lutando lado a lado como soldado defensor de tuas teses. Dai-me o poder do verbo, intui-me transmitindo-me a tua filosofia de vida, para que nessa vida tão terrena possa preparar-me e preparar quem a mim desejar seguir.
És legionário que em teu cavalo veloz passas por entre nuvens do saber num alado ginete vindo até nós com seu símbolo; o símbolo da força e com ele teu escudo inatingível.
Ogum grande guerreiro, faz de mim seu escudeiro, deixa-me contigo e por ti lutar.
Ogum grande orixá, saúde para os doentes, paz para os atormentados, fé para os incrédulos e que eles tenham um momento de reflexão. Que eles possam alcançar sua vibração. Dê-lhe coragem para lutar contigo e possam ser vitoriosos, trazendo sua bandeira da paz.
Salve sua grande vibração.
Sua proteção,
Ogunhê

Pai Tito de Xangô  (no face: Babalorixá Tito de Xangô)

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Fotos da Festa da Mãe Oxum

Neste último sábado, dia 7 de dezembro, realizamos nossa festa em Homenagem a Mãe Oxum!
Foi uma sessão com muita energia que emocionou a todos que estavam presentes! A casa Agradeçe a todos que se empenharam para que a sessão e festa fosse tão linda!
Abaixo, algumas fotos que retratam estes momentos!

Início da Festa

Chegada do Tabuleiro!

Frente para Mãe Iansã e Obá

Decoração com as cores da Mãe!



Homenagem com muitas flores.




140 pessoas em nossa terreira!

Os Pretos velhos estavam presentes.

O amarelo tomou conta da casa

Os pontos com muita energia.

Salve Mãe Oxum!


Decoração representando a cachoeira da Mãe Oxum

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Para que serve a sineta na umbanda?


O sino na umbanda serve para chamar as entidades para que estejam presentes no local sagrado, que é a terreira!  A sineta é chamada de Adejá, conhecida também como “adjá” ou Sineta Litúrgica, é uma sineta de metal usada nas cerimônias e sessões da casa.


Deve ser utilizada e consagrada em momentos apropriados somente por pessoas capacitadas para tal, devendo ser guardado no Congá. Por isso é importante que ela seja utilizada com respeito e responsabilidade!
Na Umbanda o adjá é utilizado em vários momentos:

a) no desenvolvimento mediúnico, quando se prepara o Amaci, a oferenda para os Orixás. Só pode ser usado pelo Dirigente Espiritual ou por alguém de extrema confiança do Dirigente.

b) quando estamos cruzando um médium na mata, na praia ou em outro local sagrado.

c) quando realizando um batismo

d) em sessões da casa, etc

No Desenvolvimento Mediúnico quando tocado próximo ao médium que está se desenvolvendo faz com que o Orixá ou Guia Espiritual se aproxime mais da incorporação, fazendo com que o médium adormeça o mental, deixando tosos os pensamentos de lado e se conectando com o Astral Superior, também é utilizado para decantar energias nocivas ao médium.

 
Como nossa casa tem os três lados: Umbanda, Quimbanda e Nação, é importante que não se misture as sinetas litúrgicas! Cada uma delas tem sua vibração e energia e, desta forma, deve ser utilizada em seu respectivo campo vibracional.

Com carinho, Pai Tito de Xangô.
 

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Fotos da primeira Festa da Mãe Oxum

 
 
     Em 2010 realizamos a nossa primeira Festa em Homenagem a Mãe Oxum!
 
Esta Mãe sempre está presente em nossos trabalhos, sendo que atualmente nossa casa oferece aos seus assistidos o Grupo da Saúde, onde ajudamos a todos que estão com dificuldades espirituais.
 
 
Foi uma festa simples, mas com muita energia! Neste mesmo dia, fizemos o nosso cruzamento de dentro de casa, onde os médiuns confirmavam sua fé a recarreagavam suas energias. 
 
 
 
Cruzamento com amacy (ervas)


primeira decoração

antigo quarto de santo

Respeito


Irmão Juliano no Tambor

Cosmes na festa

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Cruzamento na Umbanda


Todos os anos, nossa terreira realiza dois cruzamentos, que são obrigações de fortalecimento, de reforço, de fé, que são feitas com o fim de aproximar as entidades que compõe sua manifestação em benefício do médium.

É neste momento que o médium recarrega suas energias e reafirma sua fé na Umbanda e na Quimbanda e nos trabalhos que realiza. Durante o ano o médium se dedica ajudando os assistidos e no cruzamento ele se dedica a cuidar de si, buscando uma sintonia com a natureza e suas entidades!

Cruzamento de Mata



São momentos importantes, porque confirmam a fé do médium. Um cruzamento é feito na Terreira, pois somos privilegiados com uma mata nativa em nossas instalações e a outra na praia. Contudo, já realizamos cruzamentos em sítios, próximos a cachoeiras e rios.

Estas obrigações são de fortalecimento como uma aproximação do médium com as entidades dos reinos aos quais naturalmente todo o gênero humano está ligado e desta forma beneficiando física e emocionalmente o médium.
Amacy (ervas)

Para tanto, o ritual utiliza ervas (orientadas pelo plano espiritual), bebidas (7 tipos de bebidas), mel, ori e pemba, que servem para lavar nossas cabeças e dar assim, a energia necessária para mais um período de trabalhos!

As 7 bebidas são:

1 cerveja preta (doce)

1 cerveja Branca

1 guaraná

1 vinho tinto suave

1 vinho tinto seco

1 vinho branco

1 espumante

Estas bebidas são utilizadas em nossa Umbanda, servindo as entidades e ajudando no cruzamento que realizamos tanto na mata como na praia.

Cada Terreira tem alguma variação neste ritual, mas todas tem o mesmo significado: confirmação da fé do médium!

cruzamento nas imagens
 
 
Os médiuns que realizam sete (7) cruzamentos sem interrupção durante 7 anos são coroados caciques de umbanda e guardiões de Exús, pois neste mesmo dia também realizamos o cruzamento de exús (que será abordado numa próxima postagem)!

Contudo, devem lembrar que são coroados para servir, na humildade e com responsabilidade! Nunca para se vangloriar de sua evolução.

Axé a todos. Pai Tito de Xangô.

domingo, 1 de dezembro de 2013

Médiuns e Assistidos


Quando uma pessoa entra pela primeira vez em nossa terreira ele traz consigo uma caminhada de vida! Ele muitas vezes se deslumbra vendo que outras pessoas conseguiram êxito, sucesso e vitórias, após decidir ser médium de uma corrente!

Realmente, muitas pessoas conseguem, após entrar para a corrente, modificar suas vidas, tendo resultados maravilhosos! Mas não basta entrar para a corrente!

Isso ocorre tanto com médiuns como com assistidos!

Todos que conseguiram ter êxito podem expressar e contar uma história de vida, com sofrimentos, desafios, dificuldades e barreiras, que foram sendo vencidas uma a uma, com fé, paciência, luta e reforma íntima!

Existem pessoas que querem resultados rápidos, mas esquecem que suas vidas são assim porque até agora nunca fez por onde!

 
 



É como uma pessoa obesa que quer emagrecer e perder peso em poucos dias, e esquece que foram anos de vida sem cuidar do corpo.

Para o Pai de Santo, todos os médiuns quando entram são como pedras brutas que devem ser lapidadas! Contudo, depende do médium querer ser lapidado, ou seja, modificar a realidade de suas vidas! Mas nem todos querem mudar!

Assim também ocorre com os assistidos! Para vencer devem mudar atitudes, posturas, hábitos, etc!

Nestes cinco anos de terreira, pagamos contas de luz, água, demos rancho, ajudamos com obrigações, serviços, limpezas de casa, etc, para que o médium conseguisse superar suas dificuldades! Mas aprendemos com esta experiência, que todos que receberam de graça não deram nenhum retorno!



 Infelizmente...... Mas é o que ocorreu! Nenhuma pessoa que recebeu de graça deu retorno! nenhuma!

Quando a casa afirmou: agora chega, tu tens de mudar, tu tens de fazer tua reforma íntima, tu deves se enturmar e trabalhar, este “médium” simplesmente diz: a casa mudou, não é mais a mesma! Agora não me serve!

Ou seja, estas pessoas querem ganhar, receber, mas não querem dar nada! Não querem mudar nada!

Aqueles bons médiuns que valorizam o que receberam no início encaram de forma diferente! Um dia recebi, agora é minha vez de doar, de trabalhar, de mostrar serviço, de mostrar que realizou a reforma íntima! E continuar a vencer!

É triste ter um médium com anos de casa e perguntar: “o que tu fez para ajudar teus irmãos e a própria terreira que frequenta?” E ele responder que não fez nada, mas é o primeiro a querer atendimento exclusivo, quando as coisas apertam!

São os chamados médiuns assistidos, que não contribuem com nada, mas estão sempre chorando, reclamando, e atrapalhando as sessões! Por isso, é importante que os médiuns evoluam, cresçam, procurem aprender, e reclamar menos.

A mesma coisa ocorre com assistidos! Muitos valorizam e nos ajudam a ajudar outros que ainda sofrem, mas outros.....

Portanto, reflitam sobre suas atitudes e entendam porque muitas coisas foram alteradas em nossa terreira!

Lembrem o que um dia Xangô nos disse numa reunião: só damos valor quando perdemos!

lembram desta fala do xangô?

Sejam seres de luz! Pai Tito.