Total de visualizações de página

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Sessão do Dia 11


EXU TIRIRI DA CALUNGA

 
O Guardião Tiriri da Calunga e de grande força, atuar em despachar trabalhos nas encruzilhadas, matas, rios, cemitérios etc. Sobre sua caracteristicas físicas apresenta-se com grandes traços orientais, anda de preto, com um gato preto, possui cabelos lisos como de japonês, possui uma capa preta e vermelha, usa bengala ou um bastão na sua mão. Ele vem na Linha de Oxalá. (Conforme alguns estudiosos).
 
 
 
Em nossa casa, o nosso Tiriri tem um cavanhaque e possui duas guampas! Mas não tem relação com o diabo da Igreja Cristã, mas é somente sua fisionomia!



 
É um exu rebelde, de acordo com as "lendas" ele se apaixonou pela filha de um rei, e o mesmo sabendo disto, o aprisionou numa torre!

 
Mesmo sendo rebelde, ele também é um exu bastante sedutor, chama atenção de homens, crianças e hipnotiza as mulheres! Mas não adimite que seus médiuns sejam mentirosos, que cometam adultério ou que tenham uma vida sem disciplina!
 
Exú Tiriri!
Até porque Tiriri , segundo algumas histórias, em vida vivia em jogos de azar e traia sua mulher e por isso acabou se suicidando!

 
Dama da Noite - Esposa de Tiriri!
Tiriri é considerado o "Senhor da vidência" ou aquele que vê mais além!
 
 
           Dependendo do tipo de Tiriri dependerá do tipo de Pombagira que o acompanha nos trabalhos. A parceira de cada exú se evidencia nas zimbas (pontos riscados), as quais são antigos símbolos, os quais representam o lugar onde vive o exú, seu nome e sua parceira como temas principais, também se podem ler nas mesmas partes da vida terrena deste exú.
Em nossa casa a companheira dele é a Dama da Noite! Mas ele também tem como companheira a Maria Padilha!
 
 
 
           Seu poder é: sobre a solidão, esperança, planejamento, meditação e saúde.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário