Total de visualizações de página

quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Diferenças entre Exú Cigano e Cigano do Oriente



Dentro da nossa religião, já presenciei vários fundamentos envolvendo essas duas linhas de ciganos! As abordagens se diferenciam de casa para casa, mas o campo de trabalho é semelhante.

Os chamados Ciganos do Oriente são mais leves, gostam de muito de dançar, ajudar seus consulentes com frutas, ervas, perfumes, incensos, moedas, temperos e demais ferramentas espirituais! Mas essa linha não utiliza o axoró (sangue de animais)! A essência é mais leve, raramente falam palavrões e gostam de conversar e dar orientações longas e detalhadas. Suas roupas são coloridas e cheias de enfeites! Gostam de dançar e adoram uma fogueira!




Já os Exús Ciganos, são mais parecidos com os Exús e Pombas Giras (linha da esquerda)! Dão enormes gargalhadas, são pesados, tem rosto e fala mais rude! Diferentes dos ciganos do Oriente, são mais sérios, diretos, pouco conversam e suas orientações são mais objetivas e curtas.

Dançam em qualquer lugar, inclusive no cemitério, falam palavrões e suas roupas possuem cores mais discretas, semelhantes a da linha de esquerda, nos tons vermelho, branco,  lilás e em alguns casos, já presenciei a o preto (andam junto com a linha das almas ou estão de luto).

A forma de trabalho das duas linhas são bem diferentes, como também no seu comportamento. Contudo, o “campo” de trabalho é semelhante! São entidades que atuam em questões envolvendo dinheiro, fartura, prosperidade, emprego, amor, etc. São bons conselheiros, sabem de tudo um pouco e suas orientações são precisas e de enorme energia.



Em nossa terreira, trabalhamos com as duas linhas. E para tanto, as obrigações e feituras são em dias diferentes. No primeiro dia de obrigação priorizamos a linha do oriente, que é a da doçura e no segundo dia, a linha que vai axoró. Já fazemos isso, fazem 10 anos! E os resultados são maravilhosos!

Para fazer uma obrigação, feitura, ou assentamento, o médium passa por uma experiência de, no mínimo, 2 anos, para ter certeza qual linha vai seguir. Muitas vezes, o médium quer ser da linha do oriente, pois não tem axoró, mas a entidade não aceita essa escolha. E vice versa!

A nossa orientação é que o médium entre em sintonia com sua entidade! Sabemos que a entidade é que escolhe a linha, mas conversando, tudo pode mudar! Isso leva tempo e a coordenação dessa decisão deve ser feita com muita responsabilidade e firmeza. A nossa experiência mostra que fazendo tudo com calma e sem atropelos, conversando com a entidade, o desfecho sempre é positivo!




Depois de colocar axoró, fica bem difícil desmanchar esse ritual. Há casos, onde tudo é feito na correria e sem a orientação correta,  que isso gera inúmeros problemas! Nem sempre a entidade aceita a mudança! Portanto, a seriedade e a responsabilidade em determinar qual linha deve ser escolhida deve ser levada muito a sério! Não podemos esquecer que todas escolhas que realizamos geram consequências.

Independente da linha, o objetivo é a evolução! É ajudar e crescer! E as duas linhas são maravilhosas! Ter fé naquilo que faz e não ficar mudando de energia a toda hora é uma excelente dica para tudo dar certo. Fazer a escolha com amor, respeito e firmeza!

Mas no final de tudo, concluímos que Viver com a energia do povo cigano é algo significativo e maravilhoso.

Facebook Babalorixá Tito de Xangô

email: titodexango@hotmail.com

whatsApp (051) 991332838

Nenhum comentário:

Postar um comentário