Todos nós sabemos que cada terreira tem seu fundamento, pois
as orientações espirituais que recebemos, depende de cada entidade chefe
(guia)!
Em nossa casa o congá é organizado da seguinte maneira:
Na parte superior a
presença do Pai Oxalá (imagem de Jesus) e da Mãe Iemanjá é importante para
destacar os pais dos médiuns de nossa
casa!
Ao lado deles, temos o Pai Xangô (São Jerônimo) que é o guia
espiritual de nossos trabalhos! Isso demonstra respeito a entidade que nos
orienta em todas ações dentro da Umbanda!
Na parte abaixo, colocamos todos os Oguns (São Jorge) de
nossa casa (Ogum Megê, Ogum sete Ondas, etc)! Eles são os responsáveis pela
nossa proteção! São acompanhados pelas mães Oxum (Nossa Senhora Conceição), Mãe
Iansã (Santa Bárbara) e Mãe Obá (Santa Catarina).
Na prateleira abaixo destes, são colocados os índios
(caboclos) que nós ajudam na saúde, na proteção e etc. Santo Antônio (Bará),
Ossanhã (São Cristovão), Xapanã (São Lázaro), São Francisco de Assis (Xangô –
protetor dos animais de nossa casa) estão juntos neste degrau espiritual!
Logo abaixo, disponibilizamos: Cosme Damião e os pretos
Velhos, que ajudam em todos trabalhos, mas principalmente com crianças, saúde,
mandingas etc.
Esta é uma das maneiras que é feita em nossa casa, mas ela pode ser diferente, pois cada médium tem seu guia espiritual e sua identidade na evolução! Mas aqui pode-se ter uma idéia de como é um congá de umbanda!
Todos, em nossa casa, tem em sua frente sua respectiva
bebida!
Imagem (Santo)
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Sincretismo
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Cor da vela
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Bebida
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Jesus
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Oxalá
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Branca
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Guaraná
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Nossa Senhora dos
Navegantes
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Iemanjá
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Azul claro
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Guaraná
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São Jerônimo
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Xangô
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Marrom
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Cerveja preta
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São Jorge
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Ogum
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Vermelha, branco e
verde
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½ de cerveja e ½ de
guaraná
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Santa Bárbara
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Iansã
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Vermelho (embaixo)
e branco (em cima)
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½ de cerveja e ½ de
guaraná
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Preto velho
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Preto velho
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Preto e branco
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Vinho suave, café
preto etc
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Cosme Damião
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Ibeje
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Azul claro ou rosa
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Guaraná
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Nossa Senhora da
Conceição
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Oxum
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Amarelo
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Guaraná
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Santa Catarina
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Obá
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Rosa
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Guaraná
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São Lazaro
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Xapanã
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Lilás
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Guaraná
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São Cristovão
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Ossanhã
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Verde e amarelo
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Guaraná
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Os Caboclos (índios) bebem guaraná em nossa casa e usamos
velas Brancas ou verdes!
Todos que pertencem a nossa corrente devem evoluir e adquirir
estas imagens, durante os sete (7) anos de aprendizado na Umbanda, para se
tornarem caciques!
Estes anos de aprendizado podem ser menos, isso vai depender
da caminhada de cada médium e principalmente de sua reforma íntima, para
conquistarem esta responsabilidade de serem caciques de umbanda!
As imagens, as bebidas e demais cores podem ser diferentes em outras casas! Pois cada uma tem sua identidade e não se deve discutir fundamento, deve sim vivencia-lo com fé e humildade!
Xangô no centro - São Jerônimo |
Mães Oxum |
Boa tarde Pai Tito!
ResponderExcluirMeu nome é Shirley, sou Cacique de Umbanda, minha Mãe de Santo após me coroar e trazer minhas imagens pra casa me autorizando a abrir minha casa teve um AVC, já fazem 2 anos, mas estou me sentindo um pouco perdida, tenho muitas dúvidas e muita gente tem me procurado, querem até ser meus filhos...sei que preciso de muita fé e tenho que deixar meus guias me ensinar, tenho feito, mas algumas dúvidas são inevitáveis e muitas vezes tenho medo de não agir da forma correta. Estou lendo o seu site é muito bom e consegui esclarecer algumas dessas dúvidas! Estou precisando de orientação, será que o Sr Conseguiria me ajudar? Obrigada!
Amiga de Fé Shirley: realmente não é recomendado atuar sem ter domínio ou com dúvidas na religião! Temos a responsabilidade de não trazer ao assistido mais problemas!
ExcluirEu te aconselho a procurar uma terreira (pode ser a nossa, se assim desejar) para analisar de perto sua situação! Ver o que pode ser feito e esclarecer estas dúvidas!
Até lá, não deveria atender ninguém, pois primeiro devemos cuidar de nós para depois cuidar dos outros!
Um fraterno abraço. Pai Tito.