Total de visualizações de página

quinta-feira, 4 de julho de 2013

O Congá (Umbanda)


 
Todos nós sabemos que cada terreira tem seu fundamento, pois as orientações espirituais que recebemos, depende de cada entidade chefe (guia)!

Em nossa casa o congá é organizado da seguinte maneira:

 Na parte superior a presença do Pai Oxalá (imagem de Jesus) e da Mãe Iemanjá é importante para destacar os pais dos  médiuns de nossa casa!

Ao lado deles, temos o Pai Xangô (São Jerônimo) que é o guia espiritual de nossos trabalhos! Isso demonstra respeito a entidade que nos orienta em todas ações dentro da Umbanda!

Na parte abaixo, colocamos todos os Oguns (São Jorge) de nossa casa (Ogum Megê, Ogum sete Ondas, etc)! Eles são os responsáveis pela nossa proteção! São acompanhados pelas mães Oxum (Nossa Senhora Conceição), Mãe Iansã (Santa Bárbara) e Mãe Obá (Santa Catarina).

Na prateleira abaixo destes, são colocados os índios (caboclos) que nós ajudam na saúde, na proteção e etc. Santo Antônio (Bará), Ossanhã (São Cristovão), Xapanã (São Lázaro), São Francisco de Assis (Xangô – protetor dos animais de nossa casa) estão juntos neste degrau espiritual!

Logo abaixo, disponibilizamos: Cosme Damião e os pretos Velhos, que ajudam em todos trabalhos, mas principalmente com crianças, saúde, mandingas etc.
Esta é uma das maneiras que é feita em nossa casa, mas ela pode ser diferente, pois cada médium tem seu guia espiritual e sua identidade na evolução! Mas aqui pode-se ter uma idéia de como é um congá de umbanda!

 


Todos, em nossa casa, tem em sua frente sua respectiva bebida!

Imagem (Santo)
Sincretismo
Cor da vela
Bebida
Jesus
Oxalá
Branca
Guaraná
Nossa Senhora dos Navegantes
Iemanjá
Azul claro
Guaraná
São Jerônimo
Xangô
Marrom
Cerveja preta
São Jorge
Ogum
Vermelha, branco e verde
½ de cerveja e ½ de guaraná
Santa Bárbara
Iansã
Vermelho (embaixo) e branco (em cima)
½ de cerveja e ½ de guaraná
Preto velho
Preto velho
Preto e branco
Vinho suave, café preto etc
Cosme Damião
Ibeje
Azul claro ou rosa
Guaraná
Nossa Senhora da Conceição
Oxum
Amarelo
Guaraná
Santa Catarina
Obá
Rosa
Guaraná
São Lazaro
Xapanã
Lilás
Guaraná
São Cristovão
Ossanhã
Verde e amarelo
Guaraná

 

Os Caboclos (índios) bebem guaraná em nossa casa e usamos velas Brancas ou verdes!
 

Todos que pertencem a nossa corrente devem evoluir e adquirir estas imagens, durante os sete (7) anos de aprendizado na Umbanda, para se tornarem caciques!

Estes anos de aprendizado podem ser menos, isso vai depender da caminhada de cada médium e principalmente de sua reforma íntima, para conquistarem esta responsabilidade de serem caciques de umbanda!

 
As imagens, as bebidas e demais cores podem ser diferentes em outras casas! Pois cada uma tem sua identidade e não se deve discutir fundamento, deve sim vivencia-lo com fé e humildade!
 
Xangô no centro - São Jerônimo

Mães Oxum
 

2 comentários:

  1. Boa tarde Pai Tito!
    Meu nome é Shirley, sou Cacique de Umbanda, minha Mãe de Santo após me coroar e trazer minhas imagens pra casa me autorizando a abrir minha casa teve um AVC, já fazem 2 anos, mas estou me sentindo um pouco perdida, tenho muitas dúvidas e muita gente tem me procurado, querem até ser meus filhos...sei que preciso de muita fé e tenho que deixar meus guias me ensinar, tenho feito, mas algumas dúvidas são inevitáveis e muitas vezes tenho medo de não agir da forma correta. Estou lendo o seu site é muito bom e consegui esclarecer algumas dessas dúvidas! Estou precisando de orientação, será que o Sr Conseguiria me ajudar? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga de Fé Shirley: realmente não é recomendado atuar sem ter domínio ou com dúvidas na religião! Temos a responsabilidade de não trazer ao assistido mais problemas!
      Eu te aconselho a procurar uma terreira (pode ser a nossa, se assim desejar) para analisar de perto sua situação! Ver o que pode ser feito e esclarecer estas dúvidas!
      Até lá, não deveria atender ninguém, pois primeiro devemos cuidar de nós para depois cuidar dos outros!
      Um fraterno abraço. Pai Tito.

      Excluir