Todos nós sabemos que cada terreira tem seu fundamento, pois
as orientações espirituais que recebemos, depende de cada entidade chefe
(guia)!
As cores mudam de nação para nação.
Em nossa casa o congá é organizado da seguinte maneira:
Na parte superior a
presença do Pai Oxalá (imagem de Jesus) e da Mãe Iemanjá.
É importante para
destacar os pais dos médiuns de nossa
casa!
Ao lado deles, temos o Pai Xangô (São Gerônimo) que é o guia
espiritual de nossos trabalhos! Isso demonstra respeito a entidade que nos
orienta em todas ações dentro da Umbanda!
Na parte abaixo, colocamos todos os Oguns (São Jorge) de
nossa casa (Ogum Megê, Ogum sete Ondas, etc)! Eles são os responsáveis pela
nossa proteção!
São acompanhados pelas mães Oxum (Nossa Senhora Conceição), Mãe
Iansã (Santa Bárbara) e Mãe Obá (Santa Catarina).
Na prateleira abaixo destes, são colocados os índios
(caboclos) que nós ajudam na saúde, na proteção e etc. Santo Antônio (Bará),
Ossanhã (São Cristovão), Xapanã (São Lázaro), São Francisco de Assis (Xangô –
protetor dos animais de nossa casa) estão juntos neste degrau espiritual!
Logo abaixo, disponibilizamos: Cosme Damião e os pretos
Velhos, que ajudam em todos trabalhos, mas principalmente com crianças, saúde,
mandigas etc.
Todos, em nossa casa, tem em sua frente sua respectiva
bebida!
Imagem (Santo)
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Sincretismo
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Cor da vela
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Bebida
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Jesus
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Oxalá
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Branca
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Guaraná
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Nossa Senhora dos
Navegantes
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Iemanjá
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Azul claro
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Guaraná
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São Gerônimo
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Xangô
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Marrom
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Cerveja preta
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São Jorge
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Ogum
|
Vermelha, branco e
verde
|
½ de cerveja e ½
de guaraná
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Santa Bárbara
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Iansã
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Vermelho (embaixo)
e branco (em cima)
|
½ de cerveja e ½
de guaraná
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Preto velho
|
Preto velho
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Preto e branco
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Vinho suave, café
preto etc
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Cosme Damião
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Ibeje
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Azul claro ou rosa
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Guaraná
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Nossa Senhora da
Conceição
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Oxum
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Amarelo
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Guaraná
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Santa Catarina
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Obá
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Rosa
|
Guaraná
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São Lazaro
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Xapanã
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Lilás
|
Guaraná
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São Cristovão
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Ossanhã
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Verde e amarelo
|
Guaraná
|
Os Caboclos (índios) bebem guaraná em nossa casa e usamos
velas Brancas ou verdes!
Todos que pertencem a nossa corrente devem evoluir e adquirir
estas imagens, durante os sete (7) anos de aprendizado na Umbanda, para se
tornarem caciques!
Cabe ressaltar mais uma vez, que está é um maneira de organizar as imagens no congá (altar). O mais importante é ter fé, amor, carinho e respeito pelas entidades que trabalhamos para ajudar aqueles que nos procuram.
Também é importante lembrar que não se deve organizar um congá, sem o devido preparo e axés disponibilizados pelo guia chefe da casa. E ter certeza do que está fazendo, para depois não despachar tudo, ou seja, isso não é brinquedo, é algo que exige muita seriedade.
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