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sábado, 11 de junho de 2016

Congá Na Umbanda


Todos nós sabemos que cada terreira tem seu fundamento, pois as orientações espirituais que recebemos, depende de cada entidade chefe (guia)!

As cores mudam de nação para nação. 

Em nossa casa o congá é organizado da seguinte maneira:

Na parte superior a presença do Pai Oxalá (imagem de Jesus) e da Mãe Iemanjá. 

É importante para destacar os pais dos  médiuns de nossa casa!

Ao lado deles, temos o Pai Xangô (São Gerônimo) que é o guia espiritual de nossos trabalhos! Isso demonstra respeito a entidade que nos orienta em todas ações dentro da Umbanda!

Na parte abaixo, colocamos todos os Oguns (São Jorge) de nossa casa (Ogum Megê, Ogum sete Ondas, etc)! Eles são os responsáveis pela nossa proteção! 
São acompanhados pelas mães Oxum (Nossa Senhora Conceição), Mãe Iansã (Santa Bárbara) e Mãe Obá (Santa Catarina).

Na prateleira abaixo destes, são colocados os índios (caboclos) que nós ajudam na saúde, na proteção e etc. Santo Antônio (Bará), Ossanhã (São Cristovão), Xapanã (São Lázaro), São Francisco de Assis (Xangô – protetor dos animais de nossa casa) estão juntos neste degrau espiritual!

Logo abaixo, disponibilizamos: Cosme Damião e os pretos Velhos, que ajudam em todos trabalhos, mas principalmente com crianças, saúde, mandigas etc.

Todos, em nossa casa, tem em sua frente sua respectiva bebida!

Imagem (Santo)
Sincretismo
Cor da vela
Bebida
Jesus
Oxalá
Branca
Guaraná
Nossa Senhora dos Navegantes
Iemanjá
Azul claro
Guaraná
São Gerônimo
Xangô
Marrom
Cerveja preta
São Jorge
Ogum
Vermelha, branco e verde
½ de cerveja e ½ de guaraná
Santa Bárbara
Iansã
Vermelho (embaixo) e branco (em cima)
½ de cerveja e ½ de guaraná
Preto velho
Preto velho
Preto e branco
Vinho suave, café preto etc
Cosme Damião
Ibeje
Azul claro ou rosa
Guaraná
Nossa Senhora da Conceição
Oxum
Amarelo
Guaraná
Santa Catarina
Obá
Rosa
Guaraná
São Lazaro
Xapanã
Lilás
Guaraná
São Cristovão
Ossanhã
Verde e amarelo
Guaraná

Os Caboclos (índios) bebem guaraná em nossa casa e usamos velas Brancas ou verdes!

Todos que pertencem a nossa corrente devem evoluir e adquirir estas imagens, durante os sete (7) anos de aprendizado na Umbanda, para se tornarem caciques!


Estes anos de aprendizado podem ser menos, isso vai depender da caminhada de cada médium e principalmente de sua reforma íntima, para conquistarem esta responsabilidade de serem caciques de umbanda

Cabe ressaltar mais uma vez, que está é um maneira de organizar as imagens no congá (altar). O mais importante é ter fé, amor, carinho e respeito pelas entidades que trabalhamos para ajudar aqueles que nos procuram.

Também é importante lembrar que não se deve organizar um congá, sem o devido preparo e axés disponibilizados pelo guia chefe da casa. E ter certeza do que está fazendo, para depois não despachar tudo, ou seja, isso não é brinquedo, é algo que exige muita seriedade. 


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