Total de visualizações de página

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Passe na Umbanda


O “passe”, em nossa casa, deve ser encarado como a ideia de deixar passar ou transmitir algo a alguém! O médium, com as mãos ou com algum amuleto ou patuá, ajuda o assistido, primeiro a deixar sair energias negativas e depois permite entrar energias positivas!

Para tanto, o médium deve realizar um ritual antes da sessão, buscando a concentração e todas as energias positivas no plano espiritual para ajuda-lo a realizar sua missão em seus trabalhos! É claro que o médium antes de qualquer coisa deve se limpar e principalmente deixar seus conflitos, angústias e dificuldades no portão da terreira! Ninguém pode dar aquilo que não se tem!

Certamente, este médium através de seus trabalhos espirituais conseguirá superar suas próprias dificuldades, ajudando e realizando a caridade aos seus semelhantes! Tudo se resolve através do trabalho e da reforma íntima!

Quanto mais evoluída é a entidade do médium, maior será seu poder curativo, e desta forma, melhor serão os trabalhos realizados!
Não podemos esquecer que na Umbanda o passe tem sua ação a partir das entidades que trabalham na terreira e é importante o Guia espiritual estabelecer as regras e doutrinas, pois sem disciplina na religião nada se realiza!

Cada entidade tem sua particularidade e aplicam métodos variados, mas a postura e ações dentro de uma terreira devem ser respeitadas! Como por exemplo, se nesta sessão as entidades podem fumar ou beber! Tudo depende das orientações dos pais e dos guias espirituais!

 Durante o “Passe Umbandista” observamos entidades utilizando as mãos, velas acesas direcionadas aos chakras das pessoas, onde a própria cor da vela é importante ou traçando movimentos no ar, colocam colares (guias) no pescoço do consulente ou o colocam dentro da mesma em circulo no chão. Outros usam a pemba, cristais, ori, ervas, ramos de determinadas plantas ou flores, com ou sem os estalar dos dedos!


Algumas entidades utilizam a cor da vela de acordo com a necessidade do assistido, por exemplo, se o assistido precisa de saúde, em nossa casa, usamos a vela amarela, que representa a Mãe Oxum e assim por diante!
Tudo depende da entidade de cada médium e sua evolução! Mas o importante é sempre verificar se a missão esta sendo realizada e se o sucesso esta sendo obtido!

É importante ressaltar que passe é diferente de conforto e de consulta! Passe a entidade faz em silêncio e realiza o que foi já dito acima! Conforto é quando, durante o passe, a entidade diz palavras de incentivo e provoca, com suas palavras, ânimo e força ao assistido!
Bnadeira de nossa Terreira


Porém, quando a entidade dá uma consulta ele prevê o futuro, entende o passado e  justifica o presente, dando soluções e hipóteses a situação do assistido! Para tanto, o médium deve ter uma evolução enorme e sempre corre um grande risco de cometer erros, pois este atendimento esta sendo feito num ambiente com muitas pessoas, muitas energias diferentes e sem uma confirmação daquilo que se esta vendo!

O médium deve sempre falar quando tem certeza daquilo que sua entidade esta lhe orientando, caso contrário, deixe isso para um jogo de adivinhações e não cometa erros!

Até porque o assistido não pode sair pior do que entrou! Tenha sempre certeza daquilo que será dito aos que precisam de sua ajuda! Ser médium é uma responsabilidade enorme e a entidade vai evoluir com o tempo e com trabalho!


Saber filtrar o que deve ser dito numa consulta é algo difícil e só se desenvolve com tempo e disciplina! Nem tudo que sua entidade vê o assistido está pronto para receber! As vezes o assistido precisa de tempo e de outras sessões para assimilar a verdade! 
Pura Energia!!!

Pai Xangô

 
 

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Cosme Damião na Umbanda


Os Ibejís são os Orixás que protegem as crianças dentro de todas as terreiras. Foram sincretizados a São Cosme e São Damião, são conhecidos na Umbanda como aqueles que promovem o amor e alegria.

Os santos católicos viveram no oriente e também foram perseguidos por Diocleciano. Historicamente pouco se sabe sobre eles, sabe-se que eram gêmeos e foram médicos.

As entidades se apresentam sob a forma de crianças ou espíritos de crianças, trabalham com a saúde e para as doenças e amparam todas as pessoas que procuram conforto em nossa casa!

Em nossa terreira usamos as velas nas cores rosa (para meninas) e azul claro (para meninos), flores sem espinhos, doces, como as cocadas, balas, pirulitos, fatias de bolo, etc também aparecem em suas sessões. A bebida é a água pura ou então misturada com mel e mais recentemente são utilizados refrigerantes como o guaraná.
 
Muita energia nas sessões!!
 

São poderosos aliados das forças do bem e seus feitiços são difíceis de desmanchar! Algumas casas estas entidades passam a sessão só brigando e estragando os doces e etc! Em nossa casa são doutrinados a ajudar, dar passe e conviver com amor e respeito!

Muitos não acreditam nestas entidades! Os Julgam fracos devido à condição em que se apresentam, mas nada vi em toda a minha existência na Umbanda que pudesse resistir a eles. Na verdade essa linha desamarra qualquer ponto afirmado na magia negativa! E os trabalhos que eles realizam ninguém desamarra!
 
 

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Os caboclos na Umbanda


Para os umbandistas, os caboclos referem-se as entidades de origem indígena, onde apresentam grande sabedoria e são importantes em trabalhos envolvendo segurança e saúde.

Em nossa terreira ficam também na entrada, como guerreiros, protegendo nossos trabalhos e orientando nossas ações na saúde para todos que chegam a nossa casa!
Os caboclos na umbanda, em nossa casa, trabalham com ervas e suas cores são o verde, o verde com branco ou verde com amarelo.

Caboclo Cobra Coral e Jurema das matas
 
Na Umbanda, os Caboclos constituem uma falange e, como tal, penetram em todas as linhas, atuando em diversas virações. Entretanto, cada um deles tem uma vibração originária, que pode ser ou não aquela em que ele atua.
Em nossa terreira os caboclos trabalham sob orientação do Caboclo Cobra Coral, que vibram na falange de Xangô.

 
Não há necessidade da Vibração do Caboclo-guia, coincidir com a do Orixá dono da coroa do médium: o guia pode ser, por exemplo, de Ogum, e atuar em um sensitivo que é filho de Oxóssi; apenas neste caso, a entidade, embora sendo de Ogum, assimilará a vibração de Oxóssi. O importante é a missão de ajudar a todos que chegam a nossa terreira!

 
Exemplos de Caboclos
 
Águia Branca, Águia Dourada, Águia Solitária, Araribóia, Beira-Mar, Caboclo da Mata, Icaraí, Caiçaras Guaraci, Ipojucan, Itapoã, Jaguaré, Rompe-mato, Rompe-nuvem, Sete Matas, Sete Ondas, Tamoio, Tabajara, Tupuruplata, Ubirajara, Rompe-Ferro, Rompe-Aço
Araúna, Cajá, Caramuru, Cobra Coral, Caboclo do Sol, Girassol, Guaraná, Guará, Goitacaz, Jupará, Janguar, Rompe-Serra, Sete Caminhos, Sete Cachoeiras, Sete Montanhas, Sete Estrelas, Sete Luas, Tupi, Treme-Terra, Sultão das Matas, Cachoeirinha, Mirim, Urubatão da Guia, Urubatão, Ubiratan, Cholapur.
Caboclo da Lua, Arruda, Aimoré, Boiadeiro, Ubá, Caçador, Arapuí, Japiassu, Junco Verde, Javari, Mata Virgem, Pena Branca, Pena Dourada, Pena Verde, Pena Azul, Rompe-folha, Rei da Mata, Guarani, Sete Flechas, Flecheiro, Folha Verde,, Tupinambá, Tupaíba, Tupiara, Tapuia, Serra Azul, Paraguassu,
Arranca-Toco, Acuré, Aimbiré, Bugre, Guiné, Gira-Mundo, Iucatan, Jupuri, Uiratan, Alho-d'água, Pedra Branca, Pedra Preta, Laçador, Roxo, Grajaúna, Bacuí, Piraí, Suri, Serra Verde, Serra Negra, Tira-teima, Seta-Águias, Tibiriçá, Vira-Mundo, Ventania.
Bartira, Jussara, Jurema, Japotira, Maíra, Ivotice, Valquíria, Raio de Luz, Palina, Poti, Talina, Potira
Diloé, Cabocla da Praia, Estrela d'Alva, Guaraciaba, Janaína, Jandira, Jacira, Jaci, Sete Ondas, Sol Nascente
Iracema, Imaiá Jaceguaia, Juruema, Juruena, Jupira, Jandaia, Araguaia, Estrela da Manhã, Tunué, Mirini, Suê
 
 
 
 
 
 

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Nosso Centro

O Centro Africano Xangô Agodô realiza trabalhos para a área da saúde, negócios, emprego, entre outros.






Mas, principalmente:
Cumpre a função religiosa se nos levar à reflexão sobre nossos atos, sobre a urgência de reformularmos nosso comportamento (reforma íntima) aproximando-o da prática do amor de Deus.
Conta ainda com auxílio espiritual e os serviços de abertura de caminho, limpeza espiritual, jogos de cartas e búzios. Trabalha com as linhas de Nação, Umbanda e Quimbanda. Dispõe de sessões espirituais e grupo de saúde!
O atendimento é realizado mediante hora marcada por email: titodexango@hotmail.com ou por celular: WhatsApp 991332838 (051) 

Pai Angelino Nunes M.

Falecido em 1974, atuou em Lajeado, Passo Fundo, Porto Alegre, etc, ajudando as pessoas que o procurava!

Deixou sua coroa para nosso centro, onde trabalhamos para resgatar seus trabalhos e seguindo suas orientações, com respeito e amor!

Pai Angelino


Casado com Maria Eunice M., teve quatro filhos e muitos netos! Atualmente eu (Pai Tito de Xangô), minha irmã Paloma G.M. e meu primo Allan O. M. seguimos seus passos! Somos netos deste grande homem, que sempre é lembrado em nossa Terreira como aquele que nos inspirou a continuar esta missão dentro da religião!

Fique com Deus!

Povo Cigano (Fundamento, Símbolos ciganos, Oração a Santa Sara e pontos ciganos)

Ciganos em nossa Terreira

Em nossa Terreira os ciganos são entidades que se manifestam sob domínio da linha do oriente. Em nossa casa trabalham juntos com a linha da quimbanda! Por isso, é comum, em nossas sessões, ciganos e exus estarem juntos, dançando e cantando seus respectivos pontos!


Há casas que realizam sessões, onde ciganos, giram juntos com entidades da Umbanda! Isso depende do fundamento de cada casa! Os ciganos, os exús e as entidades da Umbanda trabalham sob orientação dos orixás, em nosso caso, de Xangô!
Entre as legiões de Ciganos os nomes mais conhecidos são: Cigano Pablo, Wlademir, Ramirez, Juan, Pedrovick, Artemio, Hiago, Igor, Vitor e tantos outros. Nosso chefe espiritual, na linha cigana, é o cigano Miguel! Da mesma forma temos as ciganas, como: Esmeralda, Carmem, Salomé, Carmencita, Rosita, Madalena, Yasmin, Maria Dolores, Zaira, Sunakana, Sulamita, Wlavira, Iiarin, Sarita e muitas outras também.

O povo cigano é importante porque trazem a nossa casa uma energia de muita “doçura”, atuando com flores, perfumes e muita energia!
Os Ciganos usam muitas cores em seus trabalhos! Nas sessões os ciganos apresentam um colorido em suas roupas e a decoração da casa acompanha esta mesma energia!



É muito comum os Ciganos usarem em seus trabalhos moedas antigas, fitas de todas as cores, flores, punhal, perfumes, cristal, lenços coloridos, tacho de cobre, de alumínio, cestas de vime, pedras coloridas, vinho, baralho, espelho, dados, moedas, pandeiros, medalhas e até as próprias saias das ciganas, que são sempre muito coloridas e com muitos enfeites!

 



Gostam muito de festas, conversam bastante e todas acontecem com bastante música, dança e frutas! Adoram fogueiras onde dançam e cantam a sessão toda, aproveitando do poder das salamandras para consumir todo o negativismo e acender a chama interna de cada Ser.

Os Ciganos têm em Santa Sara Kali as orientações necessárias para o bom andamento das missões espirituais.

Oriô!

Símbolos Ciganos


TAÇA – simboliza união e receptividade. Qualquer líquido cabe nela e adquire sua forma. Tanto que, no casamento cigano, os noivos tomam vinho em uma única taça, que representa valor e comunhão eterna.
CHAVE – simboliza as soluções. É usada para atrair boas soluções de problemas. O símbolo da chave, quando em trabalho, costuma atrair sucesso e riquezas.
ÂNCORA – simboliza segurança. É usado para trazer segurança e equilíbrio no plano físico, financeiro e para se livrar de perdas materiais.
FERRADURA – simboliza energia e sorte. É usado para atrair energia positiva e boa sorte. A ferradura representa o esforço e o trabalho. Os ciganos têm a ferradura como poderoso talismã,
que atrai a boa sorte, a fortuna e afasta a má sorte.

 




LUA – simboliza a magia e os mistérios. A lua é usada geralmente pelas ciganas para atrair percepção, o poder feminino, a cura e o exorcismo, atentando-se sempre para as fases: nova, crescente, cheia e minguante. A lua cheia é o maior elo de ligação com o sagrado, sendo chamada de madrinha. As grandes festas sempre acontecem nas noites de lua cheia.
MOEDA – simboliza proteção e prosperidade. É usada contra energias negativas e para atrair dinheiro. A moeda é associada ao equilíbrio e à justiça e relacionada às riquezas materiais e espirituais, que são representadas pela cara e coroa. Para os ciganos, cara é o ouro físico, e coroa, o espiritual.
PUNHAL – simboliza a força, o poder, vitória e superação. É muito usado nos rituais de magia, tem o poder de transmutar energias. Os ciganos também usavam o punhal para abrir matas, sendo então, um dos grandes símbolos de superação e pioneirismo, além da roda. O punhal também é usado nas cerimônias ciganas de noivado e casamento, onde é feito um corte nos pulsos dos noivos e em seguida os pulsos são amarrados em um lenço vermelho, representando a união de duas vidas em uma só.

 



TREVO – simboliza a boa sorte. É o símbolo mais tradicional de boa sorte, traz felicidade e fortuna. É raro encontrar um trevo de quatro folhas na natureza, mas quando se encontra pode-se esperar sempre prosperidade.
RODA – simboliza o ciclo da vida. A Samsara representa o ir e vir, o circular, o passar por diversos estados, o ciclo da vida, morte e renascimento. É usada para atrair a grande consciência, a evolução, o equilíbrio, é o grande símbolo cigano e é representado pela roda dos vurdón que gira. Samsara (sânscrito) – Literalmente significa “viajando”, o ciclo de existências, uma sucessão de renascimentos que um ser segue através de vários modos de existências até que alcance a liberação. Vurdón (romanês ou romani – dialeto cigano) significa “carroção”.
CORUJA – simboliza “o ver totalmente”. É usado para ampliar a percepção com a sabedoria possibilitando ver a totalidade: o consciente e o inconsciente.


Oração a Santa Sara

Santa Sara, minha protetora, cubra-me com seu manto celestial. Afaste as negatividades que porventura estejam querendo me atingir. Senhora, protetora dos Ciganos, sempre que estivermos nas estradas do mundo proteja-nos e ilumine nossas caminhadas.
Santa Sara, pela força das águas, pela força da Mãe-Natureza, esteja sempre ao nosso lado com seus mistérios. Nós, filhos dos ventos, das estrelas, da lua cheia e do Pai, só pedimos a sua proteção contra os inimigos.
Ilumine nossas vidas com seu poder celestial, para que tenhamos um presente e um futuro tão brilhantes, como são os brilhos dos cristais. Ajude os necessitados, dê luz para os que vivem na escuridão, saúde para os que estão enfermos, arrependimento para os culpados e paz para os intranquilos.
Santa Sara, que o seu raio de paz, de saúde e de amor possa entrar em cada lar neste momento. Dê esperança de dias melhores para essa humanidade tão sofrida. Santa Sara milagrosa, protetora do Povo Cigano, abençoe a todos nós, que somos filhos do mesmo Deus.

Oriô!


 

Pontos Ciganos

 

Cigana Esmeralda, rainha do oriente

Quando chega na terreira, com o grito da Jurema!

Ensina o teu filho a girar, ensina o teu filho a girar! (2x)

 

Cigana Sara e Cigano Miguel (guias de nossa casa)
 


Ori, Ori, Oriô, povo cigano é o povo do amor!

 

Ganhei uma barraca armada, foi a cigana que me deu!

Tudo que é meu é dela, e tudo que é dela não é meu!
 

 

Me dê sua mão, me dê sua mão, quero ver tua sorte! (2X) 

Dai-me uma moeda, quero ver tua sorte! (2X)

 

Eu vinha caminhando a pé, para ver se encontrava uma cigana de fé!

Ela parou e leu a minha mão, leu minha mão! E disse a mais pura verdade!

E eu só queria saber a onde mora, a ciganinha de fé!

 

O Oriente é um lugar da paz, um lugar da vida, um lugar do amor, ohhh

 

Gira na ponta do pé, quero ver a Cenori

Gira na ponta do pé, quero ver a Censor!

Eu quero ver a cenori!!!!

ori, ori!  

segunda-feira, 17 de junho de 2013

A Mediunidade


A mediunidade é um dom que necessita de um determinado tempo para seu desenvolvimento! Mas é bom lembrar que cada um desenvolve este dom de acordo com sua reforma íntima, Cada um tem o seu tempo para este desenvolvimento! Uns mais rápidos que outros!

Existem até crianças que evoluem mais rápido que adultos! É porque, como já disse antes, a mediunidade é um dom!  

Esta mediunidade pode estar presente em qualquer idade!

Contudo, este dom não nos pode servir como algo para que possamos nos vangloriar, mas sim, usarmos o mesmo com simplicidade, respeito, disciplina e humildade!

Quais são os sentimentos que devemos ter? Ficamos completamente cientes de que este dom vem junto com muita responsabilidade! Sou consciente, não consciente são perguntas que não importam! As entidades que trabalham com cada médium sabe até que ponto pode-se saber daquilo que esta sendo trabalhado ou analisado!

Frente da Mãe Oxum



O importante é a missão e devemos saber que qualquer dúvida ou pensamentos negativos atrapalham todo trabalho!

O médium deve começar a realizar o que pretende ser verdadeiramente, no sentido real; ser preparado para se dar em amor e colocar-se a serviço de Deus; realizando isso, o poder que emana do espírito pode mudar não só a si mesmo, mas através dele, possivelmente o mundo todo.

Para tanto, deixar que as energias do plano espiritual se façam presentes, realizando constantemente suas reformas íntimas e confiando naquilo que é orientado é essencial para desenvolvimento de sua mediunidade!

Há muitas religiões diferentes, muitas até confusas, com conflitos de idéias e pensamentos; no entanto só há uma única verdade: verdade da vida eterna, que todos nós morrendo, vivemos.


Em nossa religião isso é mais complicado ainda! Cada casa tem seu fundamento e muitos perdem tempo comparando terreiras, entidades e etc! As entidades e as terreiras são como pessoas, onde cada uma delas tem suas identidades, personalidades e orientações diferentes, por serem grupos de pessoas também diferentes!

Seria sem lógica todos atuarem de maneira igual se em nosso caso trabalhamos com energias de espíritos, de pessoas que morreram e cada uma delas tinha um perfil, com angústias, emoções e sentimentos particulares!

Os espíritos desejam ardentemente o bem estar da humanidade. Muitas pessoas pensam que um médium é como uma máquina; colocamos o dinheiro e automaticamente a máquina funciona. Não é assim. Seria perigoso e fútil para qualquer médium dirigir sessões durante todo o tempo, ao capricho desta ou daquela pessoa, no momento em que desejam.



Os guias espirituais protegem os médiuns, para que não se percam nestas situações citadas acima! Por isso, a orientação para que todo médium sempre realize sua auto crítica!

A mediunidade deve ser usada eficazmente para ajudar tantas pessoas quanto for possível, sem sobrecarregar as próprias forças e o sistema nervoso. Contudo, esta ajuda só será eficaz se houver, também, comprometimento do assistido!

É muito comum alguns assistidos afirmarem que estão sem tempo e que gostariam que tudo fosse feito a distância e que só preferem somente pagar pelo atendimento! Mas não é assim que acreditamos!



O médium é um instrumento, mas o assistido tem de ter também sua parcela de responsabilidade e ação dentro destes trabalhos! Lembrem-se: ajuda-te que eu te ajudarei!

Não se pode comprar ou barganhar com o plano espiritual! O sucesso que tudo que se pede depende de um conjunto de situações: perdão, arrependimento, fé e etc!

Devemos estar conscientes que, apesar de sermos médiuns, não devemos esperar por uma vida fácil, nem imaginar que temos o direito a privilégios especiais. Assim foi dito:

“Não teremos tudo o quisermos, mas durante todo o tempo em que servimos com fé, seremos providos com tudo o que precisamos.”

Isso também vale para o assistido!

A ignorância e o egoísmo dos homens têm trazido grandes sofrimentos para a humanidade e as pessoas perguntam: Por que Deus permite essas coisas? Investiguem e procurem um elo através dos espíritos e lembrem-se da promessa de Jesus quando se reunirem: “Vede, Eu estou sempre com vós”. Sigam em frente, fortalecidos, e saibam que também vocês estarão servindo. Sejam Seus servos, Suas crianças e a Paz Eterna virão até vocês.

 

A missão da mediunidade é tratar das almas, ajudando-as a se livrarem de suas velhas e estagnadas idéias, medo, ódio e preconceitos, que impedem seus progressos espirituais.
As pessoas precisam saber que um homem é o que ele pensa, e pelos seus pensamentos e ações cria seu próprio céu ou inferno no outro lado da vida.

Portanto, a mediunidade não se deve ser questionada ou comparada, ela deve ser vivida! Cada um deve procurar em suas entidades a orientação para seus trabalhos, sempre respeitando as regras básicas de cada terreira! Esquecendo outras casas! Cada casa tem seus fundamentos! Ache aquela que mais estão de acordo com seus princípios!

domingo, 16 de junho de 2013

Pontos da Umbanda

 
HINO DA UMBANDA
Refletiu a luz divina
Com todo seu esplendor
é do reino de Oxalá
Onde há paz e amor.
Luz que refletiu na terra
Luz que refletiu no mar
Luz que veio, de Aruanda
Para todos iluminar.
A Umbanda é paz e amor
É um mundo cheio de luz
É a força que nos dá vida
e a grandeza nos conduz.
Avante filhos de fé,
Como a nossa lei não há,
Levando ao mundo inteiro
A Bandeira de Oxalá !
 
 
 
Mamãe Oxum
 
Eu vi mamãe oxum na cachoeira
Sentada na beira do rio
Colhendo lírio lirulê
Colhendo lírio lirulá
Colhendo lírio
Pra enfeitar o seu congá
Ê areia do mar que o céu serena
Ê areia do mar que o céu serenou
Na areia do mar mar é areia
Maré cheia ê mar marejou
 
 
Xangô
 
Pedra rolou pai Xangô, lá na pedreira
Segura o ponto, meu pai, na cachoeira.
Tenho o meu corpo fechado
Xangô é meu protetor
Firma esse ponto, meu filho
Pai de cabeça chegou.
 
 
 
Dizem que Xangô mora na pedreira...
Dizem que Xangô mora na pedreira...
mas não é lá sua morada verdadeira(bis)
Xangô mora numa numa cidade de luz,
onde mora Santa Barbará, Oxum Maré e Jesus...(bis)



Ogum:

Ogum das matas sou eu sou eu! (2x)
quem não me conhece vai me conhecer! (2x)


Comunidade malé, malé Ogum! Guerreiro, Guerreiro, guerreiro Humaitá!
Ogum venceu demanda, guerreiro de oxalá!




Iemanjá

Mãe d'água
Rainha das ondas sereia do mar
Mãe d'água
seu canto é bonito quando tem luar

Iêêêêê Iemanjá
Iêêêêê Iemanjá
Rainha das ondas sereia do mar

Como é lindo o canto de Iemanjá
Faz até o pescador Chorar
Quem escuta a Mãe d'água cantar
Vai com ela pro fundo do mar

Mãe d'água
Rainha das ondas sereia do mar
Mãe d'água
seu canto é bonito quando tem lua


IEMANJÁ

ERAM DUAS VENTAROLAS
ERAM DUAS VENTAROLAS
QUE GIRAVAM SOBRE O MAR

UMA ERA IANSÃ OH EPAREIO
A OUTRA ERA IEMANJÁ
UMA ERA IANSÃ OH EPAREIO
A OUTRA ERA IEMANJÁ
 

sábado, 15 de junho de 2013

Fotos da Sessão de Ogum (2013)

 

 

 
 


 


fotos da sessão de Exús (3 de junho de 2013)

A sessão de Exús, do dia 3 de junho de, 2013 teve a presença de aproximadamente 110 pessoas! Do início ao fim a energia estava presente em todos os trabalhos!

Abaixo algumas fotos desta sessão:






 

 
Maria Quitéria

 



Pomba Gira Rainha
exús
 
Exú Tiriri da Calunga dançando com a Antônia (mais nova da casa)

 
 

Textos para Refletir

Texto 1

Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo. E que posso evitar que ela vá à falência.
Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar autor da própria história.
É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma.
É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um “não”. É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.

(Dez leis para ser feliz, Editora Sextante, 2003)

Decoração - sessão de ciganos (2010)
 
A Idade de Ser Feliz

Existe somente uma idade para a gente ser feliz,
somente uma época na vida de cada pessoa
em que é possível sonhar e fazer planos
e ter energia bastante para realizá-las
a despeito de todas as dificuldades e obstáculos.

Uma só idade para a gente se encantar com a vida e viver apaixonadamente
e desfrutar tudo com toda intensidade
sem medo, nem culpa de sentir prazer.

Fase dourada em que a gente pode criar
e recriar a vida,
a nossa própria imagem e semelhança
e vestir-se com todas as cores
e experimentar todos os sabores
e entregar-se a todos os amores
sem preconceito nem pudor.

Tempo de entusiasmo e coragem
em que todo o desafio é mais um convite à luta
que a gente enfrenta com toda disposição
de tentar algo NOVO, de NOVO e de NOVO,
e quantas vezes for preciso.

Essa idade tão fugaz na vida da gente
chama-se PRESENTE
e tem a duração do instante que passa.

(autor desconhecido)




Frentes para os ciganos (2010)

 
Cuide bem da natureza

Hoje acordei cedo, contemplei mais uma vez a natureza.
A chuva fina chegava de mansinho.
O encanto e aroma matinal traziam um ar de reflexão.
Enquanto isso, o meio ambiente pedia socorro.
Era o homem construindo e destruindo a sua casa.
Poluição, fome e desperdício deixam o mundo frágil e degradado.
Dias mais quentes aquecem o “planeta água”.
Tenha um instante com a paz e a harmonia.
Reflita e preserve para uma consciência coletiva.
Ainda há tempo, cuide bem da natureza.
 
autor: Gleidson Melo


Tenda Cigana


ISSO É MUITA SABEDORIA

 Quando fazemos tudo para que nos amem e não conseguimos, resta-nos um último recurso: não fazer mais nada. Por isso, digo, quando não obtivermos o amor, o afeto ou a ternura que havíamos solicitado, melhor será desistirmos e procurar mais adiante os sentimentos que nos negaram. Não fazer esforços inúteis, pois o amor nasce, ou não, espontaneamente, mas nunca por força de imposição. Às vezes, é inútil esforçar-se demais, nada se consegue;outras vezes, nada damos e o amor se rende aos nossos pés. Os sentimentos são sempre uma surpresa. Nunca foram uma caridade mendigada, uma compaixão ou um favor concedido. Quase sempre amamos a quem nos ama mal, e desprezamos quem melhor nos quer. Assim, repito, quando tivermos feito tudo para conseguir um amor, e falhado, resta-nos um só caminho...o de mais nada fazer.
Clarice Lispector