Total de visualizações de página

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Os Exús

Os Exús:

Exus são espíritos de pessoas que já viveram na terra. Na sua maioria cometeram vários crimes ou viveram de modo a prejudicar seriamente sua evolução espiritual, sendo assim estes espíritos optaram por prosseguir sua evolução espiritual através da prática da caridade, incorporando nos terreiros de Umbanda.
São amigos, quando tratados com respeito e carinho, ajudam em diversas situações, como amor, sucesso e reforma íntima, mas são desconfiados, quando o assistido tenta testa-los ou quando barganham algo, mas gostam de ser sempre lembrados. Estes espíritos, assim como todas entidades de nossa terreira, são servidores dos Orixás.

Em nossa casa o Gardião de Exú (chefe dos Exús) é o Tiriri da Calunga, desde 2009! 
Apesar das imagens de Exus, fazerem referência ao "Diabo" (herança do Sincretismo religioso), eles não devem ser associados a prática do "Mal", pois como são servidores dos Orixás, todos tem funções específicas e seguem as ordens que lhe são passadas. 

Exú Tiriri


Muito se mudou nas aparências das imagens, a fim de que isso não mais seja associado a estas entidades!
Muitas imagens que antes tinham chifres e caudas, já não mais são feitas assim!

Dentre várias, duas das principais funções dos Exus são: a abertura dos caminhos e a proteção de terreiros e médiuns contra espíritos perturbadores durante a gira ou obrigações. Em nossa casa são os "escravos" dos Orixás! Recebem ordens e as cumprem sem discutir!  
 
Festa de exú - 2010
 
Desta forma estes espíritos não trabalham somente durante a "gira de Exus" dando consultas, onde resolvem problemas de emprego, pessoal, demanda e etc. Mas também durante as outras giras (se necessário), protegendo o terreiro e os médiuns, para que a caridade possa ser praticada.

Pai Tito de Xangô.

Nenhum comentário:

Postar um comentário